29/12/2019 às 10:00, atualizado em 29/12/2019 às 10:09

Uma nova forma de experimentar a cidade

O número de voos internacionais diretos foi ampliado, houve assinatura de acordo de stopover com a TAP e os Centros de Atendimento ao Turista foram revitalizados e reabertos

Por Agência Brasília*

 

Solenidade da Troca da Bandeira resgatou o turismo cívico. Ela ocorre mensalmente e a cada edição tem atraído um público maior. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Brasília está colocando em prática uma vocação nata. Desde o início de 2019, a capital federal começou a se posicionar para o Brasil e para o mundo como a potência turística que é. Estamos apresentando uma nova forma de experimentar a cidade. Uma Brasília que muitos não conhecem. O potencial já temos. Ampliamos o número de voos internacionais diretos, assinamos um acordo de stopover com a TAP, reabrimos e revitalizamos os Centros de Atendimento ao Turista que também estão servindo de palco para reuniões, exposições e apresentações de balé, música e artes plásticas.

Resgatamos o Turismo Cívico por meio da solenidade da Troca da Bandeira – que é realizado mensalmente e a cada edição tem atraído um público maior. Estamos promovendo o Turismo Náutico, ecológico, gastronômico, criativo, arquitetônico, religioso e cultural. Tudo isso com uma visão estratégica.

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Os resultados que temos encontrado são reflexo do novo olhar de Brasília pelo Turismo que o Governo do Distrito Federal adotou sobre esse segmento que gera um em cada cinco empregos no mundo. O governador Ibaneis Rocha elegeu a pasta de Turismo como uma das prioridades da agenda de desenvolvimento econômico e a Secretaria de Turismo tem atuado para divulgar o potencial da nossa capital dentro e fora do país, melhorando a infraestrutura e promovido ações que ocupem os nossos espaços e encantem a nossa população e os nossos turistas.

Brasília está mais ágil e inovadora na maneira de relevar a cidade, seus equipamentos e as novas possibilidades de se mostrar à sua população, ao mercado nacional e internacional.

  • Geração de 2.980 novos empregos no Turismo do DF em 9 meses
  • 225% de aumento na procura de Brasília como destino no mês de Julho, de acordo com o site de buscas Kayak
  • Instauração de um novo Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur)
  • 59 eventos ativados no Distrito Federal englobando entretenimento, social, esportivo, cultural, técnico-científico, entre outros
  • 24 ativações em congressos, gerando um impacto na economia de R$ 77.500.000,00
  • 118 artesãos beneficiados com as ativações em congressos no DF, movimentando R$ 161.089,00
  • Captação de 10 eventos, sendo que 6 foram realizados até o momento: Brasília Capital Moto Week, Festival CoMa, Encontro Nacional de Promoção da Cidadania e Apoio às Pessoas com Epilepsia, Brasília Cidade Design – Design Social, Inovação e Sustentabilidade, Granja 2019 e Tattoo Festival
  • Conquista de 4 novos voos internacionais diretos: Assunção (Paraguai), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Cancún (México)
  • Turismo Cívico
  • Aprovado o Projeto de Lei PL 507/2019 da CLDF que institui setembro como o mês do Turismo Cívico
  • Programa Turismo Cívico Brasília: O Brasil começa aqui
    • Roteiro Cívico Pedagógico: Estruturado em três eixos temáticos alinhados com o currículo escolas da educação básica. O conteúdo irá abordar a transferência da capital e a sua construção e a capital enquanto ícone do civismo brasileiro
    • Pacote completo de sexta a domingo
    • Roteiro Cívico-Pedagógico conduzido por guias especializados acompanhados por professores
    • Projeto piloto implementado com 50 estudantes da rede pública do DF selecionados por meio de concurso de redação sobre Brasília
  • Revitalização, reinauguração e ativação dos Centros de Atendimento ao Turista
    • Casa de Chá, Setor Hoteleiro Norte e Sul, Rodoviária e Torre Digital
    • Ativação nos CATs: Arte no CAT, Ballet na Praça dos Três Poderes, Lançamento da Quermesse do Templo Budista, Aniversário de 30 anos do BTV
    • Ballet na Praça: 6 apresentações e um público de 1.400 pessoas
    • Escola de Música e grupos independentes: 8 apresentações e um público de 175 pessoas
    • Eventos externos: 11 eventos e um público de 2.800 pessoas
    • Fluxo de visitantes nos CATs (até setembro de 2019): 1.974 atendimentos + 581 atendimentos no CAT Móvel
  • Cadastur
    • Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
    • O quantitativo de cadastros regulares aumentou 80% em 2019 se comparado ao ano de 2018
  • Turismo Rural
    • Aprovado o Projeto de Lei PL 586/2019 que define 17 de setembro como Dia do Turismo Rural
    • Lançamento do Caminhos do Planalto Central – Engloba trilhas de longo curso. Mapeou cerca de 400 quilômetros de percursos no Distrito Federal
    • Lançamento do Viva Lago Oeste – Inicia um novo momento para impulsionar o Turismo da região
  • I Jornada do Turismo
    • Realização de 22 palestras
    • 566 participantes entre guias de turismo e público geral
  • Artesanato
    • Em todos os eventos que a Setur é correalizadora ou apoiadora fica acordado um estande para expor o artesanato, resultando em 406 artesãos participantes de 34 eventos, totalizando um total de R$ 501.000,00 comercializados
    • 505 Carteiras do Artesão do DF confeccionadas + 242 Carteiras renovadas. Totalizando 747 Carteiras
  • Brasília presente nas principais feiras de Turismo nacionais e internacionais
    • Abav Expo (São Paulo)
    • WTM Latin America (São Paulo)
    • BTL Lisboa
    • Na Fit Argentina pela primeira vez
    • World Travel Market (Londres)