02/01/2020 às 14:16, atualizado em 02/01/2020 às 14:28

Natal Monumental segue em cartaz até segunda-feira (6)

Atrações instaladas para comemorar a temporada natalina permanecem disponíveis ao público no Eixo Monumental e no Parque da Cidade. Vale conferir

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Na Torre de Televisão, o espetáculo das luzes que “dançam” encanta um público de todas as idades | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Quem ainda não conferiu a programação do Natal Monumental tem até a próxima segunda-feira (6), Dia de Reis, para aproveitar a maioria das atrações, que são gratuitas e ocorrem em diferentes locais.

Na Torre de TV, segue instalada a maior árvore de Natal do Brasil, acesa em 8 de dezembro, dando início ao programa Natal Monumental. O local se tornou o encontro das famílias e turistas em dezembro. Atraídos pela beleza das luzes, cores e sintonia das músicas, eles tiram fotos, conversam e apreciam o espetáculo colorido.

Com 224 metros de altura, a torre recebeu 200 refletores e 300 pontos de LED coloridos. As luzes são acesas todos os dias, das 19h às 1h da madrugada. É uma oportunidade também para quem precisa trabalhar. Há pessoas vendendo brinquedos, balões, algodão-doce e lanches. A ocasião ganhou também uma trilha sonora especial. Para dar mais alegria ao espetáculo, a fonte luminosa em frente à torre também é ligada.

Bem ao lado, a diversão da criançada está garantida no Pavilhão do Sesc. Ali, brincadeiras lúdicas dividem espaço com uma biblioteca, uma gibiteca, um planetário e a um oceanário – esses dois últimos, com projeções de encher os olhos. Essas atrações, sempre das 9h30 às 18h, seguem até este domingo (5).

A programação do Natal Monumental é resultado de uma parceria do GDF com a Fecomércio, contando com o apoio da CEB e patrocínio do BRB Card, Financeira BRB e Terracap.

O eletricista Antônio Loides Lima Santos, 39 anos, ouviu falar sobre o Natal Monumental e foi conferir. “Moro no Distrito Federal há 19 anos e é a primeira vez que vejo a torre tão bonita”, disse. “Gostei muito das cores que ´dançam´ com a música. Ficou uma maravilha! Já fiz tirei fotos e vídeos para postar nas minhas redes sociais para que meus amigos possam ver, e vou enviar para meu filho, que mora no Piauí”.

Parque da Cidade: árvore chama a atenção de todos que passam pelo local | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

No Parque da Cidade Sarah Kubitschek, uma árvore flutuante iluminada, com 20 metros de altura, chama a atenção de quem passa por ali. Instalada no Estacionamento 10, ao lado da Praça Eduardo & Mônica e do Lago do Pedalinho, a arte funciona das 18h30 às 2h.  Nos gramados, o destaque é para uma espécie de vila de luzes, que tem 1,2 mil metros quadrados com 70 árvores de LED formando ipês, pinheiros, coqueiros e palmeiras.

Esta é a primeira vez que o Parque da Cidade vira cenário para programação natalina oficial. As atrações são promovidas pela organização não-governamental Associação Amigos do Futuro, com apoio do Governo do Distrito Federal. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa é executora do termo de fomento realizado a partir da destinação de emendas parlamentares.