07/01/2020 às 15:01, atualizado em 06/05/2020 às 15:01

Programa Ceilândia Limpa remove 844 toneladas de entulho em um só dia

Promovida pela administração regional, ação usa motoniveladoras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras e 100 servidores para retirar lixo das ruas

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

A varanda limpa e bem conservada da casa da aposentada Francisca Campos, moradora da QNN 6, em Ceilândia, indica um hábito preservado por ela: o de varrer diariamente o espaço e colocar o lixo para a coleta seletiva nos dias adequados. 

A atitude de Francisca é um ponto comum entre as ações do Programa Ceilândia Limpa, lançado na segunda-feira (6). Até o dia 30 deste mês, mais de 90 máquinas e uma centena de profissionais vão compor um grande mutirão para deixar a cidade como ela merece. 

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Esse trabalho exige que, de um lado, esteja o governo oferecendo a estrutura adequada e, do outro, a população colaborando com o asseamento das próprias casas e ruas. 

Promovido pela administração regional da maior cidade do Distrito Federal, o Ceilândia Limpa conta com 94 equipamentos pesados. São motoniveladoras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões e servidores trabalhando em conjunto para retirar lixo e entulho, recolher galhos, desobstruir bocas de lobo e asfaltar ruas. 

Nesta terça-feira (7), o trabalho envolveu a remoção de 844 toneladas de entulho das quadras QNM 11 a 15, 29 e 33, na QNO 16 e no Setor de Indústria; o recolhimento de 40 toneladas de galhos na Avenida Hélio Prates e nas vias P Norte e M Norte; a desobstrução de rede de esgoto e drenagem na M 1 Norte e a recuperação de massa asfáltica em quatro pontos – num total de 16,2 toneladas utilizadas. 

Apoio da comunidade

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Moradora de Ceilândia há 45 anos, Francisca Campos (foto) elogia a ação da administração. “A rua estava esburacada, meus filhos vinham de Planaltina e era o maior sacrifício passar por aqui. Um deles até quebrou a roda do carro. Graças a Deus, estão consertando”, destaca. 

Natural de Nova Russas, no Ceará, Francisca diz que não abre mão de limpar a rua e pede a colaboração da comunidade. “Varro todos os dias porque o vento traz folhas e poeira. Ajudaria se todos juntassem o lixo”.

[Olho texto=”“Varro todos os dias porque o vento traz folhas e poeira. Ajudaria se todos juntassem o lixo”” assinatura=”Francisca Campos, moradora” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o agente patrimonial Sérgio da Silva Faria, as melhorias em Ceilândia são nítidas. “A população de Ceilândia agradece. Estamos vendo mudanças, sim”, conta o também morador da QNN 6, onde os trabalhos de tapa-buraco resolveram o problema de várias ruas entre as casas nesta terça.

A proposta da campanha, que deverá se estender às escolas e ao comércio em geral, é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Segundo o administrador Marcelo Piauí, Ceilândia é um diamante a ser lapidado. Ele enxerga a questão da limpeza como de saúde pública e também para a cidade alcançar patamares ainda maiores devido ao seu potencial comercial e de vida. 

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Esse programa não vai ficar só nas máquinas que estão nas ruas para limpar a cidade. Agora vem outra etapa, que é da conscientização – e vamos trabalhar essa parte com as escolas, igrejas e associações comerciais”, conta ele. 

Ele lembra que o governo entrou com a estrutura, mas é preciso uma aliança dos moradores com a administração. “Até porque esse dinheiro investido é do contribuinte. Se criarmos consciência de que cidade limpa não é a que mais limpa e sim a que menos suja poderemos aplicar esse dinheiro em outras áreas”, reforça. 

O programa tem a marca do governo local de agir de forma integrada e, dessa forma, envolve empresas como a Novacap, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Defesa Civil, a Secretaria de Saúde e conta com o apoio do programa GDF Presente. 

 

* Matéria atualizada às 18h28