08/01/2020 às 17:55, atualizado em 08/01/2020 às 18:05

GDF inicia tramitação de processos para órgãos externos

Sistema é rápido, reduz custos diminui o impacto ambiental

Por Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) aderiu ao módulo ConectaGov – Barramento do Processo Eletrônico Nacional – PEN. O ConectaGov-PEN permite aos órgãos que integram a estrutura multiórgãos do SEI-GDF enviar e receber processos para órgãos externos como, por exemplo, da área federal ou estadual, do Poder Legislativo ou Judiciário. Até então, a tramitação só era realizada entre órgãos internos do GDF.

A adesão ao sistema traz benefícios como a redução de custos financeiros e ambientais, já que interfere nos custos de impressão e impressão e transporte. Também haverá diminuição do tempo que era gasto no procedimento de entrega e retorno de processos de órgãos externos.

A novidade favorece a tramitação de processos de forma direta, imediata e segura, mesmo entre instituições usuárias de diferentes soluções de processo administrativo eletrônico. Isso permitirá o compartilhamento dos processos na íntegra, sem a necessidade de outros mecanismos de envio ou entrega, resultando em mais agilidade nos processos de trabalho e segurança no registro das informações.O grande impacto será no atendimento aos prazos de órgãos de controle e no estabelecimento de um canal de comunicação oficial entre o GDF e os órgãos federais.

Desde novembro  de 2019 o ConectaGov (Barramento) foi implantado nos órgãos do GDF, iniciando com a Secretaria de Economia (SEEC), órgão piloto da implantação. A proposta foi inicialmente definida para favorecer o trâmite entre a SEEC e o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Após o projeto piloto, foram implantados os demais órgãos do GDF, com exceção das Administrações Regionais. Para estas, o cronograma de implantação está previsto para iniciar em fevereiro de 2020.

Atualmente, apenas os gabinetes e os protocolos de cada órgão implantado têm a permissão para a utilização do módulo. Os protocolos realizam o recebimento dos processos e os gabinetes realizam o envio externo para os demais órgãos integrantes do ConectaGov-PEN.

Durante o processo de implantação do ConectaGov, a SEEC capacitou 76 órgãos e 243 usuários, elaborou o Manual de Envio Externo de Processo e incluiu página específica do Barramento no Portal SEI-GDF.

Para mais informações sobre o Módulo ConectaGov consulte o Portal do SEI-GDF, o MANUAL DO USUÁRIO ou entre em contato com a unidade responsável pela gestão do SEI-GDF: Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação (UGPEL), pelo telefone 3313-8178 ou e-mail gestaosei@economia.df.gov.br.

  • Com informações da Secretaria de Economia