09/01/2020 às 08:00, atualizado em 09/01/2020 às 13:46

A face humanitária do turismo de Brasília

Policiais se integram à Secretaria de Turismo nas ações de recepção aos turistas e mostram lado comunitário das forças de segurança

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

Sargento Vilela: “Mostramos um outro lado da polícia, uma faceta mais comunitária” | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O casal Júlio César Castro, 52 anos, e Simone Castro, 56, escolheu Brasília como destino das férias da família. Moradores de Goiânia, eles decidiram apresentar a capital para o filho Daniel, 9 anos, que nunca tinha visto de perto as belezas arquitetônicas projetadas por Oscar Niemeyer. Ao chegarem à Catedral tiveram uma ajuda inusitada para deixar o álbum da viagem mais bonito: o policial militar que fazia o policiamento no local se ofereceu para tirar foto da família e até se ajoelhou para captar o melhor ângulo.

“Essa é a nossa rotina. Tiramos foto, damos informações e dicas, ensinamos caminhos”, conta o sargento Vilela, que trabalha no Batalhão de Polícia Turística (BPTur) da Polícia Militar do DF desde 2016, quando o regimento foi oficialmente criado. “Mostramos um outro lado da polícia, uma faceta mais comunitária”, completa.

[Olho texto=”“Brasília tem um grupo de policiais altamente capacitados para atender aos nossos turistas e para garantir que nenhum problema ocorra”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em Brasília os turistas são acompanhados por policiais desde quando desembarcam em solo brasiliense. De segunda a sábado, dois policiais fazem policiamento na área de livre acesso do aeroporto e usam como base o posto da PM que fica na plataforma inferior, na área de desembarque. “Assim, os turistas já identificam a farda dos policiais e sabem quem pode dar qualquer apoio nos passeios”, afirma o comandante em exercício do BPTur, tenente Moreira Vaz. “Eles costumam ver no policial um porto seguro.”

Nas ruas também é fácil identificar policiais especializados no atendimento ao turista, que fazem um treinamento de três semanas para aprender a lidar com os viajantes, principalmente os estrangeiros. Os principais pontos turísticos da área central  como a Catedral, a Praça dos Três Poderes, a Torre de TV e o Palácio da Alvorada — são cobertos por uma dupla de policiais e uma viatura. Diariamente, das 7h às 21h, três equipes, compostas por policiais bilíngues em sua maioria, revezam-se nesses locais.

“Os policiais reforçam o policiamento habitual da cidade nos pontos turísticos e dão apoio aos colegas no atendimento a alguma ocorrência por falarem outro idioma”, exemplifica o tenente Moreira. “Mas o número de ocorrências não é significativo. Brasília é uma cidade muito segura, especialmente na área central”, acrescenta.

Apesar da simpatia com os turistas, PMs não descuidam da segurança nos arredores da Catedral | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O goiano Júlio César percebeu a presença da polícia em todos os passeios que fez até agora em Brasília. Eles estavam na porta do hotel, no Banco Central e na Catedral. “É muito bom. Quando a gente vê o policial a gente se sente mais seguro”, elogiou.

Apesar da simpatia com os turistas, os PMs ficam atentos à movimentação do local e estão sempre prontos para agir em situações que possam causar ocorrência policial. “Se um grupo de turistas sai daqui [Catedral] e vai a pé para o Museu da República, por exemplo, observamos se eles não estão sendo seguidos e, se for o caso, abordamos os suspeitos”, diz o sargento Vilela.

Os policiais do BPTur também cuidam da preservação do patrimônio impedindo pichações e outros tipos de depredação.

Chegada do verão traz passageiros

Com a chegada da alta temporada de verão, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Brasília aumenta, de modo que o primeiro mês do ano deve ser movimentado no terminal. Responsável pelo local, a Inframerica prevê um movimento de cerca de 1,5 milhão de passageiros para o período. O fluxo aéreo para janeiro deve ser de 11 mil pousos e decolagens.

Para atender à demanda, as companhias aéreas incluíram na malha 554 voos extras. Os dias de maior movimentação devem ser nesta quinta-feira (9) e nos dias 29 e 30 , quando 58 mil passageiros deverão passar pelo aeroporto.

[Numeralha titulo_grande=”58 mil” texto=”Número de passageiros esperados em cada um dos três dias deste mês para os quais está previsto fluxo intenso no aeroporto” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a segurança que a cidade oferece é um dos principais pontos levados em consideração quando um turista escolhe um destino. “Brasília tem um grupo de policiais altamente capacitado para atender aos nossos turistas e para garantir que nenhum problema ocorra. Essa parceria entre Secretaria de Turismo e o Batalhão de Policiamento Turístico é essencial para impulsionarmos o turismo na nossa capital”, diz.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Desde abril do ano passado o BPTur incluiu nas rondas diárias feitas pelas viaturas as três unidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que foram reabertas depois de três anos. Os centros ficam localizados nos setores hoteleiros Norte e Sul e na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. “O BPTur tem sido um grande parceiro nosso”, arremata Vanessa Mendonça.