09/01/2020 às 18:12, atualizado em 09/01/2020 às 18:21

Secretário visita obra da Escola Classe Juscelino Kubitschek no Sol Nascente

Unidade, que está em fase final de conclusão, deve receber cerca de 960 estudantes a partir de fevereiro

Por Agência Brasília*

A comunidade escolar do Sol Nascente está prestes a ganhar mais uma unidade escolar. O secretário de Educação, João Pedro Ferraz dos Passos, visitou na manhã desta quinta-feira (9) as obras da Escola Classe Juscelino Kubitschek, que estão em fase final de conclusão. A unidade receberá cerca de 960 estudantes a partir de fevereiro.

Acompanhado do subsecretário de Infraestrutura e Apoio Educacional, Cláudio Nélson Araújo Brandão, Ferraz observou de perto as instalações. “Queremos que tudo esteja pronto o quanto antes, para que professores e estudantes possam usufruir da escola logo no primeiro dia de aula”, afirmou o chefe da pasta.

A visita pelo terreno, com 4.550m², começou pelo ginásio da escola, totalmente coberto e com vestiários para uso dos alunos. A área externa ainda conta com teatro de arena, espaço para horta e duchas para atividades de entretenimento ao ar livre.

[Numeralha titulo_grande=”4.550m²” texto=”tem o terreno da Escola Classe Juscelino Kubitschek” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Depois, foi a vez do prédio principal. No total, são 16 salas de aula, sendo oito delas para o ensino infantil (4 e 5 anos), com banheiros e móveis adaptados para os pequenos. As outras oito salas atenderão estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). As áreas pedagógicas são separadas em alas e possuem pátios descobertos direcionados para cada uma delas, mas que serão aproveitados por ambas as modalidades de ensino.

Educação Infantil
No espaço da Educação Infantil, o pátio apresenta painéis lúdicos e estruturas em alvenaria construídas na escala das crianças, onde elas poderão interagir através da percepção do espaço, formas e cores. O pátio do Ensino Fundamental abriga o parquinho infantil. Existe ainda o pátio coberto, com pinturas no piso para jogos de tabuleiro e brincadeiras em grande área livre para recreação.

Além das salas de aula, os estudantes contarão ainda com sala de música, laboratório de ciências, sala de artes, sala de leitura, brinquedoteca, cozinha experimental e sala de vídeo. A escola foi pensada para trazer a comunidade para dentro da escola, criando espaços que permitam diversos tipos de eventos e que possibilite a utilização de suas instalações para outros fins.

A Escola Classe Juscelino Kubitschek do Sol Nascente é um projeto desenvolvido pela equipe de arquitetos da Secretaria de Educação e a construção dela foi viabilizada por acordo judicial entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a construtora Paulo Octávio, responsável pela execução da obra e com os custos da mesma.

*Com informações da Secretaria de Educação