17/01/2020 às 20:44, atualizado em 17/01/2020 às 20:45

Mutirão reforça atendimento em assistência social no DF

Quase 130 pessoas de diversas regiões compareceram a centros de referência durante ação nesta sexta-feira

Por Agência Brasília *

| Foto: Marcos Soares / Sedes

Uma estratégia intensificada na atual gestão do Governo do Distrito Federal para aumentar a capacidade de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) tem sido os mutirões. Os primeiros deste ano ocorreram nesta sexta-feira (17), em Samambaia e São Sebastião. Foram 127 atendimentos realizados nas duas cidades.

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Em Samambaia, onde 74 pessoas compareceram ao Cras, o foco foi o preenchimento e a atualização do Cadastro Único (Cadúnico). Foi o caso da dona de casa Rafaela Nonata, de 38 anos. “Vim incluir o nome da minha filha recém-nascida”, destaca. “Tinha um tempo que eu estava esperando para realizar esse procedimento e, hoje, em alguns minutos, eu consegui”, comemora.

Além desse serviço foram feitas solicitações de cestas emergências, consultas a benefícios e pedidos de isenção para segunda via da carteira de identidade, entre outros.

Já em São Sebastião, o objetivo era o recadastramento de idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Cinquenta e três famílias foram convocadas e compareceram ao Cras da região.

| Foto: Marcos Soares / Sedes

“Outras cidades vão receber esses mutirões nos próximos dias”, garante o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres. “Nosso objetivo é ampliar nossa capacidade e ofertar um atendimento cada vez mais digno à população”, complementa. Paranoá, Gama e Riacho Fundo devem receber o esforço concentrado ainda neste mês.

Durante o ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu 76 mutirões em praticamente todas as regiões do Distrito Federal. Entre os serviços estavam preenchimento ou atualização do Cadúnico, entrega de carteiras do idoso, solicitação ou consulta a solicitação de benefício e isenção de taxas, entre outros, totalizando 3.086 atendimentos de janeiro a novembro.