20/01/2020 às 10:44, atualizado em 20/01/2020 às 15:39

Hospital da Região Leste recebe uma série de melhorias

Unidade também está de cara nova após passar por uma pintura completa, algo que não ocorria há 17 anos. As mudanças receberam um investimento de R$ 2,8 milhões

Por Agência Brasília*

O telhado foi revisado e as redes elétrica e hidráulica do pronto-socorro e centros obstétrico e cirúrgico foram renovadas |  Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Os usuários do Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) já perceberam as melhorias na aparência de vários setores da unidade. Agora, locais como pronto-socorro, centro obstétrico, fachada externa, áreas operacionais, corredores e salas de emergência estão de cara nova após a conclusão da pintura, realizada por meio do contrato de manutenção predial.

Em 17 anos de existência, o hospital nunca tinha passado por uma pintura completa. Quem agradece são os usuários do HRL, como o marceneiro Anderson Santana, 25 anos. Enquanto esperava a esposa que estava em consulta, em frente ao centro obstétrico com os dois filhos, o morador do Paranoá notou a revitalização trazida pela pintura. “Antes, parecia que aqui estava abandonado. Agora, o ambiente ficou muito melhor, parecendo novo. É outro visual, que traz um conforto maior para quem está usando”, elogiou Anderson.

Para a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua, a pintura e a revitalização do hospital foram, principalmente, uma questão de saúde pública. “Apesar de ter sido inaugurado em 2002 e ser relativamente novo, o HRL tinha infiltrações e áreas com mofo e rachaduras. Era uma necessidade corrigir isso e agora foi feito. Conseguimos atender todas as áreas assistenciais, da Sala Vermelha ao centro cirúrgico”, detalhou.

Melhorias
O hospital também recebeu a revisão completa do telhado, com impermeabilização das calhas para evitar vazamentos, e a renovação das redes elétrica e hidráulica de locais como Pronto-socorro e centros obstétrico e cirúrgico. Este último recebeu, ainda, uma nova pintura na recepção em tom azulado, o que melhorou o ambiente para os usuários.  

Além disso, a emergência ganhou um balcão de acolhimento, o que dá mais agilidade no encaminhamento dos pacientes para a sala de classificação de risco. Outro local igualmente beneficiado foi o heliponto do hospital, que recebeu nova pintura e sinalização.

Manutenção predial
O contrato de manutenção predial beneficiou toda a rede pública de saúde. As melhorias a Região de Saúde Leste receberam um investimento de R$ 2,8 milhões.

As unidades básicas de saúde (UBS), por exemplo, passaram por adequações para abrir novos espaços de acolhimento, além de receber serviços de manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas, esquadrias, pintura e impermeabilização de telhados.

*Com informações da Secretaria de Saúde