22/01/2020 às 17:32

Parceria busca melhorar gestão de serviços de inspeção

Sistema proporcionará mais transparência às informações de interesse público sobre inspeção de produtos e insumos agropecuários, estaduais e municipais

Por Agência Brasília *

Trabalho conjunto da Seagri-DF com a SDA/Mapa mira geração de emprego e renda | Foto: Secretaria de Agricultura / Divulgação

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), em parceria com Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA/Mapa), está implementando, em fase-piloto, um Sistema Eletrônico para Gestão dos Serviços Oficiais de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Vegetal e Insumos Agropecuários (e-Sisbi).

O e-Sisbi é integrado pelos módulos Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (SGSI) e pelo Sistema de Gestão do Estabelecimento (SGE), em que um responsável técnico indicado pelo estabelecimento recebe acesso ao sistema para fazer a gestão direta das informações de sua agroindústria. Ele proporcionará mais transparência às informações de interesse público sobre inspeção de produtos e insumos agropecuários, estaduais e municipais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, a parceria com o Mapa é muito importante para o objetivo de solucionar questões que atrapalham a geração de emprego e renda e o crescimento de nossa economia. “Nós estamos aqui tratando especificamente do Sisbi, mas existem muitas outras coisas importantes acontecendo e o ministério está na vanguarda dessa evolução”, afirmou.

O secretário aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho que a equipe da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) vem desenvolvendo nos últimos anos. Segundo ele, o departamento tem mostrado um trabalho muito importante e adequado às exigências da sociedade. “A agilidade e desburocratização é o que a gente precisa fazer para com que nossos empresários cresçam e a sociedade também passe a ter o acesso ao sistema, que também é muito importante para a transparência das nossas ações”, completou o secretário Dilson.

Por sua vez, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Tollstadius Leal, ressaltou a importância da parceria com a Seagri-DF, principalmente no que diz respeito à qualificação dos servidores da secretaria e devido à proximidade entre as duas instituições. “Para nós esse sistema é muito importante. Fazer isso junto com a Seagri, além da proximidade, a gente sabe da qualificação técnica e do compromisso da equipe e isso nos dá muita segurança para fazer essa implantação, que também será expandida para outros estados. É um sistema que vai trazer benefícios para todo mundo”, ressaltou Leal.

 

Mais agilidade

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Araújo, com esse sistema o próprio estabelecimento ficará encarregado de inserir suas informações no sistema. Isso diminuirá a espera, que poderia chegar a 120 dias, para até menos de 24 horas.

“Vai depender só de a agroindústria registrar ou cadastrar um novo produto. No momento em que ela solicita o Sisbi, o sistema já encaminha [o pedido] direto para a Secretaria de Agricultura para ser analisado. O serviço de inspeção liberando, o produto pode automaticamente ser comercializado”, explicou.

“Tudo isso ainda pode ser feito pelo celular. Esse sistema é um grande avanço na gestão do Sisbi. O serviço de inspeção ganha muito mais autonomia, eficiência e agilidade, além de aumentar a responsabilidade dos estabelecimentos em prestar informações corretas aos órgãos públicos. Se ele desenvolve um produto e está com tudo pronto para colocar no mercado, não vai ser o estado que vai postergar a comercialização”, finalizou Araújo.

Segundo o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Marco Antônio Martins, no DF existem cinco estabelecimentos que possuem o selo Sisbi, ou seja, podem vender seus produtos para qualquer unidade da Federação. “Hoje em dia funciona assim: o estabelecimento nos comunica, nós autorizamos a produção ou o registro e encaminhamos para o Mapa, que alimenta a planilha do Sisbi que vai para o site. Quando o estabelecimento aparece no site, ele está apto a comercializar. Com esse sistema nós mesmos vamos poder alimentar essa planilha”, explicou Martins.

 

* Com informações da Secretaria de Agricultura