24/01/2020 às 11:56, atualizado em 24/01/2020 às 12:39

Contratada empresa para analisar esgoto e resíduos nas ADEs

Medida pretende detectar descartes inadequados pelas empresas e prevenir contaminações

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) vai controlar o que as empresas instaladas nas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) de Ceilândia, Santa Maria e Gama descartam nos esgotos. O objetivo é detectar a qualidade dos efluentes, ou seja, resíduos sólidos e líquidos lançados no meio ambiente e na rede de captação de esgoto do DF. A medida pretende identificar excessos e prevenir eventuais contaminações.

Assinado no dia 9 deste mês com a Araxá Ambiental Ltda., o contrato, no valor de R$ 474 mil, será custeado com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento está previsto no cronograma de ações do programa Procidades, que, pactuado entre o GDF e o banco, faz parte das ações de modernização e melhorias das ADEs, sob a coordenação e execução da SDE.

O procedimento

A Araxá Ambiental fornecerá kits para coleta das amostras. O material será colhido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e entregue à empresa para análise laboratorial a ser feita em sua sede, em Araxá (MG). Após concluídos, os laudos serão entregues à SDE e a Caesb em até 40 dias.

A execução do contrato será realizada por etapas. Uma delas consiste na análise laboratorial de lodo de esgoto referente aos seus parâmetros químicos. Também serão feitas análises de efluentes com relação aos parâmetros orgânicos, físico-químicos e inorgânicos, com ensaios microbiológicos e de ecotoxidade. Os mesmos procedimentos serão adotados nas análises de caminhões fossa e efluentes não domésticos.

* Com informações da SDE