24/01/2020 às 13:03

Embaixada da República Dominicana debate projetos com o GDF

Iniciativas incluem ações comemorativas dos 60 anos de Brasília e projetos com os países do Grupo Latino-americano e Caribenho (Grulac)

Por Agência Brasília *

Em reunião realizada na quinta-feira (23) com o  embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela, a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) do GDF, Renata Zuquim, discutiu ações conjuntas entre o GDF e a representação internacional. Os temas principais foram relacionados às celebrações dos 60 anos de Brasília.

“Estamos focados em trazer soluções a partir da identificação das semelhanças entre nossos países, construindo assim uma agenda que se prolongue no tempo”, afirmou o embaixador, que preside o Grupo Latino-americano e Caribenho (Grulac), que congrega mais de 20 países. Zarzuela destacou que trabalhar de forma regionalizada permite trazer mais eficiência aos projetos desenvolvidos.

Renata Zuquim lembrou que Brasília tem uma vocação internacional desde que foi inaugurada e que 2020 será um ano favorável para lançar novos projetos e estreitar relações. Ela falou também sobre possibilidade de tornar Brasília um núcleo de importações e exportações, considerando o fato de a capital federal estar localizada em posição estratégica.

Livro e projetos

Entre as iniciativas do EAI para 2020, Renata Zuquim citou a produção de um livro que, com lançamento previsto para o segundo semestre, vai contar a história da chegada das embaixadas a Brasília.

Durante a reunião, também foram abordados os projetos Circuito das Embaixadas e Simulação das Nações Unidas, bem como o Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), para o qual chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF sugeriu a criação de um site com informações que possam ser utilizadas em sala de aula.

Com reunião do Grulac agendada para esta sexta-feira (24), o embaixador se comprometeu a levar as propostas de parceria aos países que integram o grupo e a estimular a participação de todos eles nos projetos.

* Com informações do EAI