29/01/2020 às 11:06

Controladoria tenta identificar dificuldades na gestão

CGDF buscará informações para, de posse do panorama da situação administrativa atual, melhorar os serviços aos cidadãos e evitar irregularidades

Por Agência Brasília *

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) vai levantar junto às administrações regionais uma série de informações sobre gestão administrativa para identificar pontos sensíveis na atuação dos órgãos. O objetivo é aprimorar o trabalho e, consequentemente, os serviços prestados ao cidadão. A iniciativa também busca prevenir a ocorrência de irregularidades.

O controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro, informou que serão encaminhadas aos administradores regionais algumas perguntas para mapear o panorama da gestão nessas unidades e conhecer as dificuldades que enfrentam.

 “São questões estratégicas e sensíveis que permitem desenhar o quadro de dificuldades e problemas das administrações regionais”, conta Castro. Serão buscadas informações acerca da gestão de pessoal, de patrimônio, dos processos licitatórios e dos pagamentos. 

Esse aspecto – de fundamental importância para a boa prestação de serviços ao cidadão – está na verificação da institucionalização, em manuais e atos normativos, das etapas relacionadas com as rotinas e processos de trabalho. “Também serão indagadas as principais dificuldades administrativas enfrentadas pelos administradores regionais”, explicou.

Esse levantamento vai embasar a realização da 2ª edição do Diálogos com o Controle com os administradores regionais, que acontecerá em 5 de março.

“Esse tipo de atividade está voltado principalmente para o apoio aos gestores na superação de suas dificuldades e problemas, uma das mais nobres vertentes do Controle Interno”, concluiu Aldemario.

* Com informações da Controladoria-Geral do DF