29/01/2020 às 16:06, atualizado em 31/01/2020 às 10:04

Inscrições são prorrogadas até domingo (2/2)

Serão mais de 4 mil voluntários para auxiliar em formação, socialização e trabalho pedagógico das escolas

Por Agência Brasília *

Voluntários vão passar por análise de currículo e entrevistas | Foto: Vladimir Luz / Secretaria de Educação

As inscrições para 4.542 vagas para educador social voluntário (ESV) na rede pública de ensino foram prorrogadas para  domingo (2 de fevereiro),  devido a instabilidades no site institucional. A área técnica da Secretaria de Educação (SEE) responsável pelo processo analisa os problemas que impedem a conclusão dos cadastros dos interessados. Ninguém será prejudicado, destaca a pasta.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site até a data prevista e enviar documentos digitalizados, selecionando a regional de ensino na qual pretende atuar e indicando as escolas de preferência. O resultado parcial das inscrições será divulgado em 7 de fevereiro, após as 18h.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os voluntários vão passar por análise de currículo e entrevistas. Cada unidade escolar que aderiu ao programa formará uma comissão avaliadora composta por três membros responsáveis pela seleção dos educadores.

Os ESVs auxiliam nas atividades do dia a dia das escolas, tais como: formação, socialização de experiências, participação em atividades de apoio ao trabalho pedagógico e colônia de férias, com foco em escolas que oferecem serviços diferenciados, tais como unidades de educação infantil, educação especial, ensino em tempo integral, correção de fluxo, entre outros.

No total, serão selecionados 4.542 educadores sociais voluntários para atuar nas 14 regionais de ensino, além de um cadastro reserva. Eles receberão R$ 30 diários para cobrir despesas com alimentação e transporte. As atividades ficarão sob orientação e supervisão da equipe gestora.

A capacitação dos educadores é feita na própria escola pela equipe gestora da unidade com base em orientações passadas pelos núcleos de educação básica das regionais de ensino.

Cronograma completo do programa

28/1 e 2/2: inscrições on-line pelo site.

3 e 4/2: análises curriculares e entrevistas.

7/2: a partir das 18h: resultado parcial do processo seletivo.

10/2: apresentação de recursos na regional de ensino.

11 e 12/2: análises de recursos.

13/2: resultado final da seleção.

14/2: assinatura do termo de adesão na regional de ensino.

17/2: apresentação e início das atividades.

Os detalhes podem ser vistos na portaria abaixo, assim como os anexos do documento:

• Portaria

• Anexos

 

* Com informações da Secretaria de Educação