29/1/20 14:56
Atualizado em 29/1/20 às 15:21

Postos de assistência técnica aprimoram política habitacional

Atual gestão da Codhab está focada em desburocratizar processos para simplificar a vida de quem precisa de moradia popular

Moradora da Estrutural, Maria Costa (à dir.) recebeu um dos primeiros atendimentos do novo posto | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Criados para reduzir filas com a descentralização do atendimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), já são 12 o número de postos de assistência técnica vinculados à instituição (veja a lista ao final desta reportagem). Lá, a população pode obter desde um simples esclarecimento de dúvidas quanto à política de moradias até a inscrição para programas, como o Morar Bem, além de receber informações sobre a regularização de sua casa.

O Posto de Assistência Técnica da Cidade Estrutural, por exemplo, está de endereço novo. A mudança se deu justamente para seguir a filosofia da atual gestão da Codhab, que é a de simplificar a vida de quem precisa de moradia popular. A estrutura de atendimento agora funciona no centro da região administrativa. Antes, estava fixada no setor chamado Santa Luzia, mais distante.

“Temos uma missão muito grande de reduzir esse déficit de moradias e regularizá-las”Wellington Luiz, diretor-presidente da Codhab

A mudança de casa foi aprovada pela dona Maria Costa Araújo, 65 anos. Moradora da Quadra 1 da Estrutural, ela foi uma das primeiras pessoas atendidas no novo posto da Codhab. Maria foi pegar informações sobre o protocolo de entrada na escritura de sua casa. “Aqui é melhor porque é mais bem localizado que o endereço anterior”, comparou.

O posto de assistência, aliás, será fundamental para esse processo de regularização fundiária na Estrutural. A Codhab dará início à habilitação dos moradores da cidade com o intuito de promover a titulação de imóveis. Os primeiros a receber a notificação foram os moradores do Setor Leste. Eles terão o prazo de 30 dias para providenciar a documentação solicitada, de acordo com a data que constará na carta convocatória. O horário de atendimento é de 8h45 às 12h e das 13h45 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Além de contar com a estrutura de um atendimento na sede da Codhab, que fica no Setor Comercial Sul, com atendentes conectados à rede da companhia, o posto da Estrutural também possuirá um outro módulo, com atendimento de engenheiro, arquiteto e de assistente social. Eles, por exemplo, podem orientar os mutuários na reforma de suas casas. Nesse caso, o espaço do posto é utilizado como uma sala de reunião.

A oferta desses serviços, aliás, é determinada pela Lei nº 11.888, de 2008, e a Codhab tem sido referência na aplicação dela. “A gente leva conscientização sobre a importância do arquiteto e do engenheiro dentro da construção. Considerando que a moradia tem uma função social, quando ela nasce com problemas de insalubridades e de segurança gera outros problemas que estão correlacionados com a família, desde doenças específicas até o próprio adoecimento”, explica a arquiteta e urbanista da companhia Sandra Marinho.

Estruturas de atendimento são voltadas para a desburocratização de processos | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Há um ano no cargo de diretor-presidente da Codhab, Wellington Luiz diz que a gestão do governador Ibaneis Rocha está trazendo uma nova concepção de governo, que é a de atender melhor ainda a população, reduzindo a distância “entre o governo e o povo”. Um dos bons exemplos é esse atendimento descentralizado feito nos 12 postos de assistência técnica.

O próprio Wellington faz questão de frisar que foi criado em uma família pobre que se beneficiou desse tipo de programa, em realizações de governos anteriores. O gestor sabe a importância disso para a população carente e, afirma, agora tem condição de retribuir.

“Temos uma missão muito grande de reduzir esse déficit de moradias e regularizar essas moradias. Esse trabalho já vem de um longo tempo. Esquecemos as questões políticas e tivemos o cuidado de não fazer mexidas estruturais. O pessoal que ficou é técnico e muito qualificado, como Sandra Marinho e Mauro da Rocha [diretor de Assistência Técnica]”, ressalta o diretor-presidente da Codhab.

Serviço:

Postos de Assistência Técnica funcionam das 9h às 12h e das 13h às 17h

Brazlândia: Entrequadra 37/47, Área Especial, Galpão da Feirinha, Vila São José – Brazlândia/DF

Estrutural: Feira Permenente da Estrutural – Atrás da Administração Regional

Pôr do Sol (Ceilândia): SHPS, Qd 401 Conjunto A – Ceilândia/DF (Ponto de Referência: Supermercado Leão)

Sol Nascente Trecho 2: ao lado da UPA de Ceilândia

Sol Nascente Trecho 3 e QNR: Sol Nascente Chácara 81 Conjunto A (ao lado do posto policial, descida da Praça da Bíblia)

Samambaia: Primavera, na QSC 19 Chácara 26 Conjunto A

São Sebastião: Avenida São Sebastião, Praça do Residencial Vitória. Referência: Entrada Principal do Residencial Vitória – São Sebastião/DF e próximo ao balão do Morro da Cruz

Planaltina: Feira Permanente de Planaltina

Sobradinho: Nova Colina, no Condomínio Bela Vista Serrana Quadra 9

Itapoã: Administração Regional do Itapoã – Quadra 318 Conjunto A e B – Del Lago

Santa Maria: Porto Rico e na 1ª Etapa Quadra A Próximo à Rotatória

Recanto das Emas: Quadra 300 – Administração Regional do Recanto das Emas

Galeria de Fotos

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