30/01/2020 às 12:52, atualizado em 30/01/2020 às 15:30

Governo inicia revitalização em espaço ao redor das casas dos pioneiros

Manutenção deve ser finalizada na próxima quarta (5). A ideia é que o local na Vila Planalto seja utilizado pela população

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Funcionários da Novacap estão podando árvores e a área. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Órgãos do GDF Presente começaram nesta quinta-feira (30) a revitalização da área ao redor das casas dos pioneiros, na Vila Planalto. A ideia é repaginar o espaço para entregar à população um local com direito a quadra de esporte. O trabalho que começou hoje deve ser finalizado na próxima quarta (5). 

Os 25 técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) farão serviços de podas de árvores e operações tapa-buraco. Para a realização dos trabalhos, quatro caminhões e uma pá carregadeira estão mudando a aparência do lugar e abrindo espaços de passeio. A Vigilância Ambiental em Saúde fiscalizou o local para combater, principalmente, as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya).  

Profissionais da Companhia Energética de Brasília (CEB) substituirão fios e lâmpadas do espaço, que foram roubadas ao longo do tempo. A Defesa Civil fará avaliações das residências, que abrigou Nieta Castelo Branco, filha do ex-presidente Castelo Branco.    

Lazer  

Coordenador do Polo Central Adjacente 1 – que abrange as regiões do Lago Norte e Sul, Taquari, Varjão e Estrutural -, Alexandro Cesar, destaca que o local tem uma importância histórica para a cidade e para a população. “A intenção é que a comunidade possa usufruir esse espaço, que é um dos primeiros de Brasília. A ação também é importante por uma questão de saúde pública, como a luta contra o mosquito da dengue”, ressaltou. 

José Xavier dos Santos, 66 anos, acredita que os moradores terão mais opções de lazer. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

José Xavier dos Santos, 66 anos, mora em frente a área que cerca as casas dos pioneiros. Para o aposentado, a revitalização do local é fundamental, pois o lugar é considerado um patrimônio cultural para os moradores. “Há 10 anos as crianças brincavam muito na quadra. Vai melhorar o nosso lazer, pois não temos muitas opções diversão aqui”, comentou. 

Raquel também ficou satisfeita ao ver o trabalho do GDF presente. “Aqui é um patrimônio histórico não só da Vila Planalto, mas de Brasília. Estávamos sujeitos a uma série de riscos, como incêndios, ocupações irregulares. Esperamos que essa área seja revitalizada para toda comunidade usufruir novamente”, disse a moradora. 

No mês passado, também foram realizadas diversas manutenções na cidade, como limpeza e retirada de entulho na Vila Planalto. Em apenas um dia foram recolhidas mais de 30 toneladas de resíduos acumulados em terreno público.