30/01/2020 às 16:08, atualizado em 30/01/2020 às 17:32

Ouvidoria resolve: população pede e governo elimina buraco em Planaltina

Demanda atendida pelo programa do GDF evitou possível desmoronamento em via movimentada da cidade

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Trabalho envolve oito profissionais, uma retroescavadeira e três caminhões | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Ouvidorias são canais de comunicação entre a população e a administração pública. As manifestações levadas pelo cidadão provocam ações do governo como a que foi posta em curso nesta quinta-feira (30), em Planaltina. Em mais um serviço do programa GDF Presente, uma equipe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) consertou uma via paralela à Feira de Hortifruti que corria o risco de desmoronar após o aviso da comunidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O pequeno buraco aberto no meio da rua escondia um grande problema que foi descoberto após pedido da população para o devido reparo. Ao checar à boca de lobo, os profissionais da Novacap detectaram uma ligação clandestina de esgoto nas redes pluviais.

A base da galeria pluvial estava comprometida e gasta, com necessidade de ser refeita. Assim, o governo local evitou problemas maiores em uma rua movimentada, cercada por comércio e feira.

| Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Esse trabalho envolve oito profissionais, uma retroescavadeira e três caminhões. O serviço ficará pronto até esta sexta-feira (31), para alívio dos comerciantes e da população.

“Com certeza é uma obra muito importante. Se não fosse feita e o asfalto desmoronasse seria bem pior. Poderia ficar interditado por um longo tempo. Ainda bem que foi feito antes”, comemorou o comerciante Wellington José Miranda Rezende.

A ação conjunta também envolveu profissionais da administração regional e foi coordenada pelo Polo Norte do Programa GDF Presente, que estará na cidade até o fim deste mês. As benfeitorias e reparos do programa retornam a Planaltina daqui um mês para efetuar os serviços que não puderam ser feitos agora, além de novas solicitações. Nos últimos 15 dias o programa realizou poda de árvores, pintura de meio-fio, remoção de entulho e nivelamento de calçadas.

“Uma das coisas importantes da relação entre o governo e a população são as ouvidorias. Cerca de 48 horas depois de a demanda ter chegado às mãos do GDF Presente já está sendo solucionada. É o governo sendo preventivo nas ações de apoio à comunidade”, enfatiza o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.