31/01/2020 às 10:55, atualizado em 31/01/2020 às 15:56

Museu de Drogas abre agenda para visitação de estudantes

Podem se inscrever escolas públicas e particulares; museu itinerante também oferece atendimento

Por Agência Brasília *

A Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), está com agenda aberta para solicitação de visitas de escolas, públicas ou particulares, ao Museu Fixo de Drogas da Policia Civil do Distrito Federal, localizado no Riacho Fundo II. Os interessados ainda têm a opção de solicitar que o ônibus com a versão itinerante do museu vá até a instituição.

A visita é guiada nas duas modalidades. No Museu Fixo, dura em média uma hora, sendo 30 minutos de palestra e os demais para visitação, das 8h às 11h ou das 14h às 17h. Já a visita ao Museu Itinerante dura em média dez minutos, com horários que podem ser agendados das 8h às 17h. O ônibus também pode participar de feiras e eventos, para tanto bastando confirmar a previsão de público acima de cem pessoas.

Visitas guiadas

“No Museu Fixo temos uma quantidade maior de objetos expostos e um espaço para melhor acomodação dos alunos durante a palestra, mas a do Museu Itinerante, apesar de ser menor, também é bastante interessante”, explica o diretor da Divisão de Polícia Comunitária (Dipcom), Wesley Bonfim. “Em ambos, fazemos visitas guiadas, mostramos cada uma das drogas e, principalmente, explicamos o efeito de cada uma no corpo humano.”

O público-alvo é formado por estudantes com mais de 12 anos de idade. Durante a visita, eles recebem material impresso com informações complementares. “Falamos dos riscos e consequências quanto ao uso de drogas, inclusive sobre as que são liberadas, como álcool e tabaco”, detalha Bonfim. “Direcionamos as informações de forma que o público avalie as consequências de suas escolhas, por isso trabalhamos com esse público específico e não com crianças mais novas.”

Para solicitar as visitas, é necessário encaminhar um e-mail para espc-cepud@pcdf.df.gov.br, informando o dia e local da visita e quantidade de visitantes. “Essas informações são importantes para nossa organização, principalmente para o Museu Itinerante, pois nossa equipe técnica visita o local com antecedência para avaliar se o espaço tem condições de receber o ônibus”, ressalta Bonfim.

Museu Itinerante e Museu Fixo de Drogas da PCDF
Endereço: Quadra 17, Conjunto 01, lotes 01 e 02, Riacho Fundo II.
Telefones: 3207.5481, 3207.5458.

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP)