31/01/2020 às 09:59, atualizado em 31/01/2020 às 17:33

Primeira-dama do DF convoca sociedade para o Programa Pátria Voluntária

Inscrições para participar da iniciativa do governo federal terminam nesta sexta (31)

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Mayara Noronha Rocha indicou quatro instituições do DF para serem beneficiadas pelo Programa Pátria Voluntária | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Tema recorrente dos governos federal e local, o trabalho voluntário vai ganhar ainda mais destaque em 2020. De iniciativa da União, o Programa Pátria Voluntária terá uma premiação para incentivar ações pelo Brasil. A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, gravou um vídeo convocando a sociedade a participar.

A ação, orquestrada pela primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, terá voz em 13 estados e no Distrito Federal. Mayara Noronha Rocha e outras primeiras-damas fizeram o registro promovendo o programa. “A intenção é trazer a corrente do bem, onde a pessoa que doa seu trabalho e seu amor incentiva outras. Por isso ela vai receber essa premiação”, afirma a primeira-dama do DF.

[Olho texto=”“A intenção é trazer a corrente do bem, onde a pessoa que doa seu trabalho e seu amor incentiva outras”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Cada uma das capitais vai oferecer oportunidades de locais para a sociedade praticar o bem. As instituições cadastradas vão receber o apoio dos voluntários, e os participantes que tiverem mais horas trabalhadas serão homenageados. A premiação vai ocorrer em 24 de março, em Brasília, em local e horário a serem definidos. Para participar é preciso cadastrar-se no site? até esta sexta-feira (31).

Incentivo ao engajamento

O Pátria Voluntária é um concurso de atividades inserido no Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. A premissa é “incentivar o engajamento, a responsabilidade cívica e social e a participação cidadã por meio do voluntariado, de forma articulada entre o governo, a sociedade civil e o setor privado”, resume o site do programa.

Como alvo das ações, que têm início no sábado (1º de fevereiro), a primeira-dama do DF indicou a Casa da Criança Batuíra, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia (Apaed) e o Instituto do Carinho, todas de Ceilândia, e o Instituto Integridade/Lar dos Velhinhos Maria de Madalena, do Park Way. Juntas, essas instituições somam 715 pessoas assistidas.

A Casa da Criança Batuíra ampara temporariamente crianças e adolescentes para reinseri-los em famílias. A Apaed oferece atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual ou física e múltiplas patologias. Já o Lar dos Velhinhos Maria de Madalena abriga idosos a partir de 60 anos e, para integração com esse público, crianças. Já o Instituto do Carinho acolhe crianças de zero a dez anos em situação de risco encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude.