01/02/2020 às 09:00, atualizado em 01/02/2020 às 10:50

Saiba mais sobre a hortaliça superversátil da gastronomia

No DF, 439 produtores cultivam tomates em 375 hectares e geram mais de R$ 80 milhões 

Por Agência Brasília *

Neste sábado (1) é comemorado no meio rural o Dia do Tomate. A hortaliça é versátil e pode ser consumida de várias formas e ser ingrediente de vários preparos. No Distrito Federal, 439 produtores cultivam tomates – principalmente nas regiões de Planaltina, Brazlândia e Paranoá. 

Cerca de mil trabalhadores atuam na atividade (440 produtores e 610 empregados), que gerou um Valor Bruto da Produção de R$ 83 milhões em 2018. No total, são 375,7 hectares cultivados – sendo que 300 são em campo aberto e 75 em ambiente protegido. 

Foto: Tony Oliveira/Divulgação

Segundo a coordenadora do programa de olericultura da Emater-DF, Adriana Nascimento, a produção distrital abrange principalmente os tipos salada, italiano, cereja e grape.

Tecnologias de produção
Com foco na qualidade, produtividade e rentabilidade, a Emater-DF orienta os produtores e capacita seus técnicos no uso de tecnologias de produção. “Esta cultura é muito suscetível ao ataque de pragas e doenças e muito sensível às intempéries climáticas”, diz Adriana. “Portanto, com o uso do cultivo protegido, em estufa, e adoção do manejo integrado de pragas é possível reduzir os problemas com patógenos e evitar perdas e danos nos frutos.”

Além da utilização da estufa, é importante acompanhar os avanços tecnológicos – como o melhoramento genético e técnicas de enxertia para diminuir os problemas com doenças. 

Também é relevante analisar o sistema de irrigação por gotejamento para uma melhor eficiência no uso da água, os de condução que favorecem a polinização e soluções nutritivas balanceadas que garantam a nutrição adequada para o melhor desempenho da variedade escolhida pelo produtor.

Nada se perde
Para aproveitar os frutos excedentes da safra ou aqueles que não alcançaram padrão para a comercialização, pode-se optar pela industrialização artesanal de produtos, como extratos, molhos e geleias, catchup, tomate seco em conserva e tomate desidratado.

O Centro de Capacitação Tecnológica da Emater-DF (Centrer) promove uma série de cursos para o público rural com o objetivo de incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, agregar valor aos produtos agropecuários e aumentar a renda familiar.

Para variar as formas de consumo do tomate, o Centrer compartilha abaixo a receita de tomate seco, que pode ser feito usando o forno doméstico.

* Com informações da Emater-DF