04/02/2020 às 08:21, atualizado em 04/02/2020 às 09:16

Governo do DF dá início ao processo de transformação digital

Objetivo é modernizar o Estado, agilizar atendimento e promover entregas à sociedade

Por Agência Brasília *

Secretários de Estado, dirigentes de empresas públicas, de autarquias e de fundações reúnem-se nesta terça (4), das 15 às 17 horas, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, para tratarem da implementação da Estratégia de Governança Digital do Distrito Federal e instalação do Comitê Gestor de Transformação Digital.

Transformação Digital Governamental é o processo de integrar tecnologia digital, facilitando o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos prestados nos diferentes órgãos e entidades.

A determinação de governo é de que deve haver um esforço integrado para acelerar a transformação dos serviços públicos a partir de plataformas comuns para os diversos órgãos e entidades. 

Um bom exemplo desse esforço a que se propõe o GDF é o Portal de Serviços do Governo Federal, que reúne mais 3,3 mil serviços ofertados por diversos órgãos e entidades da administração pública federal por meio de um único acesso digital, sem necessidade de realizar novos cadastros ou decorar diversas senhas. 

Em 11 de novembro, o governador Ibaneis Rocha editou o Decreto nº 40.253/2019, que instituiu a Política de Governança Digital do DF. Em seguida, no dia 26 de novembro, inspirado na experiência exitosa do governo federal para regulação dos serviços públicos disponibilizados em meio digital, o GDF aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br).

A Política de Governança tem três grandes objetivos: criar suporte tecnológico necessário para uma comunicação e?caz no atendimento às demandas de serviços públicos pelos cidadãos; eliminar a burocracia para que os empreendedores invistam aqui, gerando emprego e renda; e promover a integração digital dentro do próprio governo, para que seja oferecida uma experiência cada vez melhor na prestação de serviços públicos. 

De acordo com o Decreto nº 40.253/2019, caberá à Secretaria de Economia (SEEC) editar a Estratégia de Governança Digital da administração pública distrital, documento que definirá os objetivos estratégicos, as metas, os indicadores e as iniciativas da Política de Governança Digital e norteará programas, projetos, serviços, sistemas e atividades a ela relacionados.

”O que se pretende é modernizar o Estado, agilizar o atendimento às pessoas, reduzir a máquina e promover entregas”, explica o secretário de Economia, André Clemente. 

* Com informações da Secretaria de Economia