04/02/2020 às 11:28

Iges-DF eleva qualidade da gestão dos recursos humanos

Além de contratar 3,8 mil profissionais, Instituto de Saúde implantou programa de gestão de desempenho, plano de cargos e salários

Por Agência Brasília

Implantação de modelo de contratação ágil, avaliação de desempenho, plano de cargos e salários e médicos de sobreaviso são alguns dos avanços promovidos pelo Instituto de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), em recursos humanos, nas unidades que passaram a fazer parte da nova gestão.

Considerada uma das entidades que mais contratou profissionais no Centro-Oeste, em 2019, o instituto incorporou 3.523 profissionais – só neste ano, já são 315, totalizando 3.838 mil profissionais. Entre eles, 644 médicos, 522 enfermeiros e 1.202 técnicos de enfermagem.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

O resultado foi o reforço de 1,8 mil colaboradores no Hospital de Base (HB), outros 1.277 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e 761 nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

Agora, o Iges-DF comanda uma força de trabalho composta por 8.498 trabalhadores, sendo 3.527 estatutários que já atuavam nesses serviços antes de serem geridos pelo instituto e 4.971 celetistas contratados posteriormente.

A superintendente de Desenvolvimento de Pessoas do Iges-DF, Valda Cesar, reforçou que a rápida contratação para suprir a falta de profissionais de saúde permeou apenas o início das mudanças nessas unidades.

“Instituímos recursos robustos e modernos para o melhor gerenciamento da área, como folha de pagamento informatizada, regime de sobreaviso para médicos direcionados a situações de emergências e melhorias no processo de recrutamento e seleção dos trabalhadores”, enfatizou Valda Cesar.

Informatização
Na parte de informatização, está em fase de aquisição, solução de tecnologia para todos os subsistemas de gestão de pessoas, de maneira integrada, e para todas as unidades do Iges-DF. Ele permite fazer o cadastro de pessoal, folha de pagamento e controle de ponto tanto dos estatutários, quanto dos celetistas.

“Também é possível fazer o planejamento e a gestão de escalas dos profissionais da área de saúde, a movimentação de pessoal, a gestão do desempenho, além da gestão do plano de cargos e salários e da segurança e medicina do trabalho. Os grandes diferenciais são segurança, agilidade, interatividade, integração e modernidade”, destacou a superintendente de Desenvolvimento de Pessoas do Iges-DF.

Reconhecimento
O Iges-DF também tem como foco a valorização do trabalhador. Por isso, celebrou acordos coletivos com os sindicatos de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e demais categorias. Entre os avanços estão cláusulas sociais para todas as categorias profissionais, relações trabalhistas transparentes e direitos assegurados. 

Além disso, aprovou o Plano de Cargos e Salários. O documento traz o conceito de progressão salarial para todos os cargos (crescimento lateral) e funciona como instrumento de atração e retenção de talentos, uma vez que os profissionais podem contar com o crescimento profissional. 

Avaliação de desempenho
Considerado o principal instrumento de desenvolvimento do profissional, foi elaborado e aprovado o Programa de Gestão do Desempenho, baseado no modelo de competências. “É um dos principais instrumentos para identificar necessidade de treinamento, promoção e sucessão. Com isso, estamos motivando o profissional a aperfeiçoar as suas competências”, afirmou a superintendente. 

A implantação contará com forte programa de desenvolvimento das lideranças, no sentido de preparar os gestores para utilizarem a ferramenta como instrumento de desenvolvimento profissional.

Inclusão

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

O Iges-DF também criou programa de treinamento específico para contratar e acolher profissionais com deficiência, sendo que, nos últimos 12 meses, 63 pessoas nessa condição foram contratadas. O programa visa ao desenvolvimento dos gestores oferecendo todo o apoio necessário após a contratação. As provas foram aplicadas de acordo com a necessidade de cada candidato, por exemplo, algumas tinham letras maiores para pessoas com acuidade visual reduzida 

Segurança
A Superintendência de Recursos Humanos também fez a contratação da brigada de incêndio para os hospitais de Base e de Santa Maria. O objetivo é deixar essas unidades cada vez mais seguras, já que os profissionais são fundamentais para prevenção e atuação em diversas situações de risco.

Seleção
Com um manual de contratações próprio, o Iges-DF foi responsável por realizar o maior processo seletivo do Distrito federal em 2019, com 2.420 vagas e cadastro de reserva, contemplando 368 cargos. Foram mais de 136 mil inscritos. O processo foi realizado pela equipe de recursos humanos do Iges-DF.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

“O ano de 2019 teve o desenvolvimento dos principais instrumentos de gestão. E este é o de implantação e construção de novas iniciativas de valorização e gestão de resultados. Nossa missão é cuidar de pessoas e isso significar olhar e cuidar, também, dos nossos profissionais para que eles cuidem dos nossos usuários”, ressaltou a gestora de Recursos Humanos.

Para o diretor-presidente, Francisco Araújo (foto), os avanços na área de RH são fundamentais para a consolidação do novo modelo de gestão colocado em prática pelo instituto. “Ele já apresenta resultados que comprovam o acerto do governador Ibaneis Rocha ao criá-lo através de projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal”, ressaltou.

* Com informações do Iges-DF