05/02/2020 às 20:03

Profissionais de saúde participam de curso de gestão

Oficina pretende fortalecer e qualificar a atenção e gestão dos serviços prestados na atenção primária

Por Agência Brasília*

Os gerentes de unidades básicas de saúde e servidores das equipes de saúde da família e dos núcleos de apoio da Região de Saúde Leste participaram, na tarde desta quarta-feira (5), da oficina do Programa Qualis-APS, que pretende fortalecer e qualificar a atenção e gestão dos serviços prestados na atenção primária.

Presente à oficina, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, frisou que a qualificação da atenção primária é prioridade da pasta, “dada a sua importância estratégica para a oferta do cuidado em saúde no SUS no Distrito Federal”. Ele disse, ainda, que a secretaria tem buscado ampliar parcerias, incluindo acordos com organismos internacionais, e também com a Fiocruz, para dar continuidade aos investimentos no QualisAPS.

[Numeralha titulo_grande=”60 ” texto=”profissionais participaram da oficina. Fazem parte da Região Leste o Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico, onde há 28 unidades básicas de saúde.” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cerca de 60 profissionais participaram da oficina. No encontro, foi abordada a construção participativa de padrões de qualidade para avaliar as unidades básicas de saúde. Fazem parte da região Leste o Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico, onde há 28 unidades básicas de saúde, com 79% de cobertura de atenção primária.

Oficinas

A superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua, parabenizou os profissionais pelo empenho. “Parabenizo pelo engajamento, por se disponibilizarem no trabalho conjunto para qualificar a atenção primária, empoderando os trabalhadores para o planejamento em saúde, com impacto nos indicadores da nossa instituição”, destacou.

Nas oficinas, que serão realizadas em todas as regiões de saúde do DF, os trabalhadores estão discutindo e construindo elementos para definir os padrões de qualidade da atenção primária no DF. A Região de Saúde Oeste, que abrange Ceilândia e Brazlândia, será a próxima a receber a oficina, na segunda-feira (10). No dia 13 de fevereiro será a vez dos profissionais da Região Sudoeste, e, por último, servidores de Planaltina, Sobradinho e Fercal, em 18 de fevereiro.

Programa
O Programa de Qualificação da Atenção Primária (Qualis APS) foi lançado, em setembro do ano passado, com o objetivo de fortalecer a estratégia de saúde da família. É uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).