05/02/2020 às 18:01, atualizado em 05/02/2020 às 19:04

Secretaria das Cidades oferece palestras para quem for trabalhar na folia

Ação para ambulantes será durante cadastramento nos dias 10 e 11 de fevereiro

Por Agência Brasília *

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a Secretaria Executiva das Cidades (Secid) vai realizar o cadastramento de pessoas interessadas em trabalhar no carnaval de Brasília. Serão disponibilizadas mil autorizações, divididas em 700 para caixeiros e 300 barracas. Diante do quantitativo de pessoas envolvidas e preocupada em investir na qualificação profissional e bem-estar dos trabalhadores, a secretaria decidiu fazer uma ação diferenciada no decorrer das inscrições.

Serão oferecidas palestras gratuitas sobre empreendedorismo; higiene no manuseio e preparo de alimentos a serem vendidos; como identificar e prevenir intoxicação por consumo de álcool; aspectos legais da proibição de venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes; dicas de como contribuir para um carnaval mais seguro diante de situações de violência ou assédio; sensibilização focada no combate ao trabalho infantil, etc.

Para a realização das palestras, que acontecerão de hora em hora, a Secid contará com a parceria do Corpo de Bombeiros do DF, Vigilância Sanitária, Segurança Pública, Caesb, Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, Sebrae e da organização não governamental Instituto Tellus. Estarão presentes também a “Carreta da Mulher”- da Secretaria da Mulher, com orientações sobre a violência contra a mulher e de gênero, e o DF Legal, com um trabalho preventivo para que os ambulantes não cometam irregularidades na ocupação de áreas proibidas para o comércio.

Em complemento às palestras, a Secretaria das Cidades preparou uma cartilha “de boa conduta” a ser distribuída para os presentes. Trata-se de um material educativo com orientações sobre as proibições referentes à atividade de ambulantes. Por fim, visando proporcionar comodidade, uma van do Banco de Brasília (BRB) estará no local para que os trabalhadores possam efetuar o pagamento da taxa de preço público, sem a necessidade de irem a uma agência bancária.

Os interessados deverão comparecer no atendimento da Subsecretaria de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades da Secretaria Executiva das Cidades, no Parque da Cidade (ao lado da Administração – Estacionamento 13), nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 17h, para preencher requerimento e receber número de inscrição para participar do sorteio.

* Com informações da Secretaria Executiva das Cidades