06/02/2020 às 16:26, atualizado em 06/02/2020 às 17:51

Centro de radioterapia ganha equipamento de alta tecnologia

O acelerador linear vai aumentar a capacidade de atendimento no DF 

Por Agência Brasília *

O novo Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) começou a instalar o acelerador linear, aparelho de alta tecnologia utilizado em exames de radioterapia. Esse moderno equipamento ajudará no tratamento de pacientes com câncer e aumentará a capacidade de atendimento na Região de Saúde Sudoeste.

“Agora podemos contar com um equipamento moderno para atender uma quantidade expressiva da população. Esse centro é um grande ganho. As novas instalações vão nos permitir uma assistência humanizada e de qualidade”, destaca o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Agrizzi.

O equipamento foi importado dos Estados Unidos, transportado de barco para o Porto de Santos (SP) e seguiu de carreta até o Distrito Federal. Para abrigar o acelerador foi preciso construir um bunker (estrutura reforçada). As instalações também exigiram espaço físico diferenciado das construções tradicionais em unidades de saúde, já que envolve, por exemplo, sistemas de climatização específicos, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes. A sala onde foi instalado o acelerador, por exemplo, foi construída com materiais especiais e paredes de concreto de alta densidade. Essa estrutura é necessária para evitar que a radiação se espalhe no ambiente.

Funcionamento

O acelerador linear gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, que é direcionada para a área do tratamento e, assim, destrói o tecido doente. Essa modalidade de tratamento é muito importante porque pode associar a radioterapia à quimioterapia.Para muitos pacientes, a existência desse equipamento é uma opção de cura. Em outras situações, onde a doença não é curável, por exemplo, um paciente que está com câncer avançado e tem dor e/ou sangramento provocado pelo tumor, consegue aliviar os sintomas pelo tratamento de radioterapia com o novo equipamento.

Centro de radioterapia

A construção do novo Centro de Radioterapia da Secretaria de Saúde, em Taguatinga, está em fase final. A pintura interna e pequenos acabamentos estão sedo concluídos. A capacidade do centro será de 60 pacientes por dia. A obra teve início em 8 janeiro de 2019 e a entrega está dentro do prazo previsto em contrato.

O investimento total do empreendimento é de R$ 9,1 milhões, sendo que R$ 3 milhões foram destinados à aquisição do equipamento. Os recursos são do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Distrito Federal. Toda a estrutura conta com recepção, salas de espera, consultórios, banheiros e todos os ambientes em acordo com a lei de acessibilidade.

* Com informações da Secretaria de Saúde