06/02/2020 às 17:28

DF integra grupo vencedor de prêmio internacional em serviços públicos

A premiação foi decidida por voto popular

Por Agência Brasília *

O Distrito Federal faz parte do grupo vencedor do prêmio Global Public Service – Team of The Year, promovido pela Apolitical*. O grupo concorreu na categoria de Digitalização de Serviços com o projeto “GTD.Gov: Grupo de Transformação Digital em Governo”, e foi o único finalista da América Latina. A premiação foi decidida por voto popular.

De acordo com publicação da instituição, o grupo ajudou a criar uma estratégia comum para o desenvolvimento de agendas e projetos de transformação digital dos Estados. A Secretaria de Economia (SEEC) é a responsável pela coordenação da Política de Governança para Transformação Digital no DF.

A transferência de know-how da SEEC para outros Estados é realizada pela participação no projeto Consad/ABEP-TIC. “A transformação digital permitirá a redução do tamanho do estado, a redução de custos e a melhor entrega de serviços à população. Ela é condição de desenvolvimento”, declarou o Secretário de Economia do DF, André Clemente.

A premiação celebra iniciativas inovadoras que buscam repensar a forma como o governo funciona para transformar e melhorar a vida das pessoas. Ainda segundo a Apolitical, “O Brasil viu uma transformação digital surpreendente em 2019. Nos primeiros seis meses daquele ano, o governo brasileiro transformou 311 serviços públicos, tornando-os 100% digitais”.

O Grupo de Trabalho do qual o Distrito Federal faz parte foi uma das nove iniciativas escolhidas entre diversos países que estavam na disputa.

GTD.GOV

Idealizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), e pelo conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), o grupo nacional reúne técnicos e gestores de 20 governos estaduais e distrital.

Os integrantes estudam, compartilham conhecimentos e desenvolvem soluções inovadoras para o processo de Transformação Digital na administração pública do País.

*A Apolitical é uma das maiores instituições de apoio a governos no mundo.

Clique aqui para saber mais.