07/02/2020 às 10:28, atualizado em 07/02/2020 às 13:33

Hospital Regional de Ceilândia já tem sala de reidratação venosa

Espaço, que funciona no pronto-socorro do HRC, tem capacidade para atender pacientes com diagnóstico de dengue

Por Agência Brasília *

Foto: Breno Esaki/SES

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) já dispõe de uma sala de reidratação venosa (quando a substância para hidratar precisa ser aplicada diretamente na veia) para atendimento a usuários com suspeita ou diagnóstico de dengue.

O espaço, localizado no pronto-socorro adulto da unidade, tem capacidade para atender seis pessoas por vez e possui todos os insumos necessários à assistência ao paciente. A equipe de atendimento conta com enfermeiro e técnico de enfermagem.

“O tratamento oferecido na sala de reidratação busca aliviar os sintomas da doença e combater a desidratação, evitando maiores complicações no quadro de saúde do paciente”, explica o enfermeiro Vanderson Moreira.

“Ceilândia é uma cidade populosa e vulnerável à dengue, então oferecer esse serviço faz parte de um conjunto de cuidados oferecidos aos pacientes acometidos com as arborviroses”, enfatiza a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.

A doença

A dengue é uma doença febril aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta, náusea, vômito, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor no corpo, dor em volta dos olhos e sinal de sangramento. Diante desses sinais, o paciente deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Caso a equipe de saúde julgue necessário, o paciente poderá ser transferido para uma unidade hospitalar.

* Com informações da SES