11/02/2020 às 12:47, atualizado em 11/02/2020 às 17:40

GDF Presente retira posto de segurança abandonado  

Espaço virou abrigo para usuários de drogas, o que era motivo de preocupação da população local   

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), uma equipe do GDF Presente retirou, nesta terça-feira (11), um posto de segurança na Quadra 6, em Arapoanga, Planaltina. O local, ao lado da Escola Classe Arapoanga, estava abandonado há anos e virou abrigo de moradores de rua e usuários de drogas, o que era motivo de preocupação da comunidade. 

É o caso de Francisco de Jesus, 70 anos. Ele mora em frente ao lugar em que o posto estava instalado e se sentia inseguro com a situação. O aposentado garante que agora está mais aliviado. “Há tempos que pedimos para retirar esse espaço. Podem construir um parquinho ou Pontos de Encontro Comunitários (PECs)”, sugeriu. 

“Foi a melhor coisa que o GDF fez para a gente”, diz a dona de casa. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

A dona de casa Geralda Silva, 34 anos, também elogia a ação do governo local. “Foi a melhor coisa que o GDF fez para a gente. Além de moradores de rua e usuários de drogas, também tinham pessoas que praticavam atos sexuais no espaço. Infelizmente, isso acontecia muito, mas agora não vai acontecer mais”, comemorou. 

Coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, explica que o posto vai para o Comando-Geral da Polícia Militar do DF, localizado no Setor Policial Sul. “Este ano já retiramos outros dois espaços que estavam inutilizados aqui e a previsão é de recolher mais um em Planaltina. Alguns desses locais se transformam em espaços culturais, por exemplo. Outros vão para a reciclagem”, explica. 

Outros postos 

Em janeiro, o GDF Presente removeu um posto incendiado da Quadra 312, da Asa Norte. O espaço vai receber limpeza e obra de paisagismo. O local estava abandonado após um incêndio, em junho de 2019. Segundo a PM, a inauguração foi em 2008 com o objetivo de trazer mais segurança a região. Porém, foi desativado em 2015, pois a corporação entendeu que outras modalidades de policiamento, móveis e com maior área de abrangência, trariam mais resultados e eficácia.