11/02/2020 às 16:30

Ibaneis participa de posse de ministro de Desenvolvimento Regional

Governador tem articulado com a pasta federal em busca de investimentos na capital

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

Rogério Simonetti Marinho é o novo Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional. Ele foi empossado na tarde desta terça-feira (11) em cerimônia no Palácio do Planalto, com presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O chefe  do Executivo tem articulado com a pasta federal em busca de investimentos na capital. 

Natural do Rio Grande do Norte, Marinho tem 56 anos e vai gerir um orçamento de R$ 16,7 bilhões, que incluem recursos de investimentos, despesas e gastos para tratar de políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo. 

“Esse é um ministério de muitos desafios, o braço que o governo acolhe a população brasileira”, declarou durante a solenidade, quando defendeu a desburocratização. Ele substitui Gustavo Canuto, que foi nomeado pelo presidente da República para o comando da Dataprev, empresa de dados da Previdência Social. 

Além do governador, o GDF foi representado pelo secretários de Governo, José Humberto Pires, e de Relações Institucionais, Vitor Paulo, além do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. 

“Esse ministério é estratégico para todo o Brasil. Como disse o presidente Jair Bolsonaro, com grande foco no Nordeste, mas nós do DF temos muitos projetos que fazem consonância com os objetivos da pasta”, observou o secretário José Humberto. Considerando “importantíssima” a relação entre os executivos local e federal, o gestor garantiu: “vamos estar juntos perturbando e procurando as soluções para o bom desenvolvimento do DF”.