12/02/2020 às 15:48

GDF assina acordo voltado para a proteção da mulher

Defensoria Pública do DF e Secretaria da Mulher fazem parceria com a Rede Sou Mais Mulher, que prevê programa de educação em direitos voltado para servidoras e mulheres da sociedade civil

Por Agência Brasília*

A Defensoria Pública do Distrito Federal e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal assinaram, na manhã desta quarta-feira (12), acordo com a Rede Sou Mais Mulher. A Rede é uma articulação de organizações públicas e privadas que atua no DF e promove ações voltadas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres. 

Por meio de Acordo de Cooperação Técnica, assinado pela secretária da Mulher, Ericka Filippelli, e a defensora pública-geral, Maria José Silva Souza de Nápolis, ficou estabelecido que os dois órgãos vão implementar um programa de educação em direitos voltado para as servidoras do GDF e mulheres da sociedade civil.

“Serão ações voltadas para o combate à violência contra as mulheres, promoção de igualdade entre homens e mulheres, empreendedorismo feminino e autonomia econômica das mulheres”, explicou a secretária. O evento com a temática “A sororidade em pauta” contou com a presença de mulheres e homens que trabalham e militam com a temática de gênero.

Defensoria Pública
A Defensoria Pública é a representação instrumental de maior inclusão democrática no Estado e fala pelos mais necessitados de inclusão. É a responsável por resguardar os diretos humanos de todos os cidadãos. Ericka Filippelli ressaltou a importância do trabalho em rede e citou parcerias que já ocorrem no Distrito Federal, como com a Novacap, BRB e Rede Mulher Empreendedora.

A defensora pública-geral falou sobre o papel do órgão responsável por promover justiça social e destacou a importância de oferecer capacitação em educação e direitos para a sociedade. “Precisamos dar voz à todas as mulheres do DF. Servidoras públicas, mães de família, mulheres normais, todas”, destacou. Além disso, Maria José contou a história de sua mãe, uma mulher simples, que ofereceu a ela toda a estrutura emocional para que ela pudesse ser quem quisesse.

Ainda durante a atividade, o Núcleo da Mulher da Defensoria Pública lançou a Cartilha de Apoio à Defesa da Mulher. 

*Com informações da Secretaria da Mulher