12/02/2020 às 12:33, atualizado em 12/02/2020 às 14:16

Operação Volta às Aulas contempla o Distrito Federal

Equipes do Detran trabalham em ações educativas desde 27 de janeiro para conscientizar a população sobre comportamento seguro no trânsito

Por Agência Brasília *

Campanha envolve abordagens educativas a estudantes e a toda a população | Fotos: Assessoria de Comunicação / Detran

Com o início das aulas na rede pública de ensino, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) dá continuidade à campanha De Volta às Aulas. As ações têm o objetivo de conscientizar alunos, pais, funcionários de escolas e a população em geral sobre a importância do comportamento seguro no trânsito para evitar acidentes.

Entre outros temas, são abordados a travessia segura na faixa de pedestres e o uso do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção, como as cadeirinhas para crianças menores de quatro anos, entre outros assuntos.

O trabalho teve início na segunda-feira (10), quando equipes de educadores de trânsito estiveram em Taguatinga Norte e abordaram cerca de mil pessoas que circulavam pela região da Avenida Samdu Norte, próximo às escolas Projeção, Centro de Ensino Médio (CEM) Taguatinga Norte e Centro de Ensino Fundamental (CEM) 28. A próxima atividade está prevista para quinta-feira (13), das 11h30 às 13h30, no CEM nº 02, da Estrutural.

Ação conjunta

A campanha educativa começou em 27 de janeiro. Até o momento, foram realizadas 19 atividades, entre ações em escolas e blitzes educativas, com abordagem de mais de sete mil pessoas. As equipes da educação já passaram por Asa Sul, Asa Norte, Vicente Pires, Ceilândia, Taguatinga e Santa Maria.

Além das ações de rua, o Detran-DF mantém uma campanha publicitária nos veículos de comunicação, a fim de dar maior visibilidade aos cuidados e regras de segurança no trânsito no período de volta às aulas.

Faixas de pedestres

A engenharia de trânsito do Detran também está trabalhando para proporcionar mais segurança às crianças no retorno às escolas. Do início do ano até agora, foram revitalizadas 213 faixas de pedestres, principalmente próximas a escolas de diversas regiões administrativas –Plano Piloto, Ceilândia, Sobradinho I e II, Guará e Gama, entre outras.

Faixas de pedestres revitalizadas: mais segurança para todos

Fiscalização

Como reforço do trabalho preventivo para garantir a segurança na volta às aulas, a fiscalização de trânsito está atenta aos veículos de transporte escolar. A operação já atuou em 27 blitzes com foco nesse tipo de veículo. Foram abordados mais de 300 ônibus e vans escolares. Destes, 13 não possuíam autorização do Detran-DF para trabalhar com transporte escolar, enquanto outros 160 foram flagrados com pneus em más condições ou com sistema de iluminação defeituoso.

As ações também compreendem ampla fiscalização de veículos destinados ao transporte escolar