14/02/2020 às 18:43

Mostra no Cine Brasília traz 20 jogos gratuitos produzidos no DF

Evento acontece no sábado, no foyer, em paralelo com os filmes programados

Por Agência Brasília*

O foyer do Cine Brasília vai abrir espaço neste sábado para a 18ª edição Mostra Bring (Brasília Indie Games), uma exposição gratuita de jogos produzidos no Distrito Federal. O evento já tradicional na capital, que antes era realizado no Lago Norte, busca colocar o público em contato com diversos jogos independentes e seus produtores. A ação não interfere na exibição dos filmes programados.

Cerca de 20 jogos independentes estarão disponíveis. Voltados para um público juvenil e adulto, têm como temas aventuras medievais, competições envolvendo estratégia, quebra-cabeças, RPG (Role Playing Game, na sigla em inglês) e simulações com realidade virtual.

Segundo a produtora do Bring, Julia Hormann, os jogos mais populares da leva que estará na mostra são “Out of Space”, “Kriophobia” e “No Place for Bravery”, que rodam em plataformas PC/Mac/Linux, e alguns em consoles. “Será um dia de muitos jogos, com direito à interação, palestras, intérpretes de libras para todos jogarem sem parar”, conta entusiasmada.

O gerente do Cine Brasília, Rodrigo Torres, explica que “abrigar a mostra denota a abertura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa à linguagem dos games, que conversa constantemente com o cinema contemporâneo”. Ele lembra que a própria Ancine tem editais específicos para estimular a produção nacional de games.

“É o polo de cinema de Brasília se transformando em um polo de jogos, de encontro de jogadores, de troca de experiência. Esperamos reunir não apenas as pessoas que gostam de jogar, mas também aqueles que estão interessados em conhecer. Garanto que ninguém vai se arrepender”, destaca o idealizador da Mostra Bring, Saulo Camarotti.

O evento também terá cerca de 10% dos jogos inclusivos e apropriados para pessoas com deficiência, em especial a auditiva. Intérpretes de libras vão ajudar os jogadores a terem contato com os palestrantes e com os jogos.

“Espaço Geek”
A vocação de Brasília para os jogos pode ser atestada pelo sucesso do “Espaço Geek”, criado em dezembro do ano passado na Biblioteca Nacional de Brasília, onde aficionados por games de tabuleiro e eletrônicos podem se encontrar e jogar.

O servidor Daniel Arcanjo Portela, um dos responsáveis pela gestão do “Geek”, destaca ainda o interesse por histórias em quadrinho (HQs) e mangás. O espaço dispõe de 327 títulos do primeiro (641 exemplares) e 87 do segundo (668 exemplares). “Em janeiro o título mais emprestado de toda biblioteca foi um mangá”, conta.

  • Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa