14/02/2020 às 18:51, atualizado em 14/02/2020 às 18:59

Novacap faz testes em escadas rolantes da Rodoviária

Manutenção demanda trabalho intenso, que, para ser bem-sucedido, precisa da colaboração de usuários

Por Agência Brasília *

Os técnicos já trocaram 124 peças dos 61 degraus da escada próxima à estação do metrô | Foto: Divulgação / Novacap

A empresa que foi contratada para realizar a manutenção das escadas rolantes e elevadores da Rodoviária do Plano Piloto realiza, nessa sexta-feira (14), diversos testes no primeiro equipamento a receber os reparos.

Os técnicos já trocaram 124 peças dos 61 degraus da escada próxima à estação do metrô. Durante a manhã, todo o aparelho foi limpo e preparado os ajustes técnicos. Durante essa etapa, serão analisados os aspectos de funcionamento eletrônico e de segurança do equipamento.

“É neste momento que a empresa confirma que toda a manutenção foi feita de maneira adequada e que a escada pode ser liberada para o uso da população”, explica o diretor de Edificações da Novacap, Francisco Ramos. “Esse monitoramento inicial é fundamental para que qualquer risco de nova pane mecânica seja afastado.”

Elevadores               

Enquanto é feita a manutenção nas escadas, o trabalho realizado nos elevadores tem sido constantemente interrompido pela ação de vândalos. Diariamente, durante a noite, os tapumes que protegem o fosso são depredados, deixando o fosso exposto. Essas estruturas já foram utilizadas até como banheiro – até excrementos já foram encontrados dentro dos elevadores.

Essas situações atrasam e encarecem os trabalhos no local. “Os elevadores são para o uso das pessoas que possuem dificuldades de locomoção”, destaca o diretor-presidente da companhia, Cândido Teles. “Quando temos que limpar necessidades fisiológicas ou remontar os tapumes, gastamos tempo que deveria ser utilizado para consertar o equipamento”.

* Com informações da Novacap