14/02/2020 às 15:58, atualizado em 14/02/2020 às 19:41

Ação de cidadania terá vacinação contra o sarampo neste sábado (15)

Programa Sejus mais Perto do Cidadão oferece uma série de serviços, a partir das 9h, na sede da administração da cidade

Por Agência Brasília *

O programa Sejus mais Perto do Cidadão retoma suas atividades neste sábado (15), no Riacho Fundo, com vários serviços e atrações para a comunidade local. As ações vão das 9h às 17h, na sede da administração regional local.

Como parte do Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que acontece na mesma data, haverá um posto de vacinação da Secretaria de Saúde (SES) local para imunizar crianças e jovens entre 5 a 19 anos, bem como atualizar a carteirinha de vacinação.

Esta já é a 11ª edição do programa, que reúne vários parceiros com a oferta de serviços do Na Hora, do Procon, ações de saúde, culturais, da Ouvidoria, feira de talentos e brinquedoteca, entre outros. Desta vez, as palestras com temáticas para crianças e adolescentes abordarão os cuidados para um Carnaval tranquilo.

Mais de 60 mil pessoas já foram contempladas nas edições anteriores do programa em Brazlândia, Candangolândia, Recanto das Emas, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Cidade Estrutural, Itapoã, Ceilândia e Sol Nascente. Só nas escolas, a ação já foi difundida entre cerca de 20 mil pessoas.

Ações de conscientização

Uma das propostas é conscientizar adolescentes sobre o respeito ao próximo e as consequências do uso indevido de drogas. Entre as abordagens da ação, destacam-se a importunação sexual, a garantia de direitos humanos em caso de violência, o uso/abuso do álcool e outras drogas (lícitas e ilícitas) e a rede de proteção disponível no DF.

“O programa facilita a vida do cidadão que precisa se deslocar da sua cidade para resolver demandas, como tirar segunda via de documentos, registrar reclamações ou, até, cortar o cabelo de graça”, lembra o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha. “É uma iniciativa que mobiliza muita gente e que tem alcançado resultados muito positivos.”

São parceiros desta ação no Riacho Fundo: Polícia Civil do Distrito Federal, Caesb, CEB, BRB, Secretaria de Economia, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Atendimento à Comunidade, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Governo, Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Detran, Fundação Jardim Zoológico de Brasília e Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego no Distrito Federal.

Principais serviços oferecidos

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

  • Na Hora – emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho digital, CPF, certidões negativas de débitos da Secretaria da Economia, CEB e Caesb (segunda via de conta), INSS e BRB
  • Procon – atendimento geral aos consumidores
  • Saúde – aferição de glicemia e pressão arterial
  • Orientações no âmbito do programa Pró-Vítima, que atende mulheres vítimas de violência, e apresentação da Feira de Talentos Pró-Vítima (exposição e comercialização de produtos e artesanato elaborados por mulheres vítimas de violência atendidas pelo Pró-Vítima)
  • Venda de hortaliças livres de agrotóxicos e de itens de panificação produzidos pelos jovens do sistema socioeducativo
  • Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos, sobre combate ao racismo, pessoas LGBTI e outros
  • Oficinas e brincadeiras para crianças, distribuição de almanaques passatempo e atendimento odontológico
  • Atendimento e orientações do Conselho Tutelar
  • Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais/Fundação de Amparo ao Preso (Funap)
  • Ações de prevenção ao uso de drogas / Museu Itinerante das Drogas
  • Ouvidoria da Sejus: acolhimento de reclamações, elogios, sugestões e informações sobre órgãos e agentes públicos do Governo do Distrito Federal
  • Corte de cabelo
  • Defensoria Pública: orientação jurídica e psicossocial
  • Informações sobre serviços funerários e cemitérios

* Com informações da Sejus