17/02/2020 às 17:41, atualizado em 17/02/2020 às 17:52

Começa o remanejamento de livros didáticos na rede pública

Gestores devem informar até terça-feira (18) demandas e excedentes na escola

Por Agência Brasília *

Trocas também serão feitas entre diferentes regionais de ensino | Foto: Tiago Oliveira / Secretaria de Educação

O livro didático é a principal ferramenta para o desenvolvimento dos estudantes. E, para que todos os alunos tenham em mãos o material, a Secretaria de Educação pôs em andamento o remanejamento de livros didáticos a partir desta sexta-feira (14), com cronograma detalhando os processos de troca (veja ilustração ao final desta matéria).

O remanejamento consiste na obrigação de escolas e de redes beneficiadas de informar a existência de materiais excedentes, ou que não utilizados, disponibilizando-os para entidades com falta ou insuficiência de material.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para tanto, gestores devem informar sobre demandas e obras excedentes tanto ao sistema do Ministério da Educação, o PDDE Interativo, quanto à Coordenação Regional de Ensino, por intermédio da Unidade de Educação Básica (Unieb). Tais informações devem ser encaminhadas até terça-feira (18). Desta forma, em um primeiro momento, é possível identificar as trocas viáveis dentro de uma mesma região, otimizando os recursos públicos e o tempo despendido no processo.

Após a primeira rodada de trocas, gestores devem informar novamente os dados quantitativos de livros na escola, entre 5 e 10 de março. A partir das novas informações é realizado o remanejamento externo, em que as trocas são feitas entre diferentes regionais de ensino.

A Secretaria de Educação reforça que transferir livros didáticos que estão “sobrando” na unidade escolar não é apenas trocar objetos. O remanejamento é uma forma de garantir a efetividade do Programa Nacional do Livro Didático no DF e, especialmente, valorizar os materiais como direito do estudante e subsídio importante na prática pedagógica.

Confira abaixo o cronograma completo do remanejamento dos livros didáticos:

 

* Com informações da Secretaria de Educação