17/02/2020 às 15:47, atualizado em 18/02/2020 às 09:00

SLU está nas ruas há duas semanas com a Operação Carnaval

Quase 19 toneladas extras de resíduos foram geradas nos primeiros eventos de folia na cidade

Por Agência Brasília*

As equipes de garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizaram, nos últimos dois finais de semana, reforço no serviço de varrição e catação nas ruas do Distrito Federal, com foco na limpeza durante e após a realização de eventos de pré-carnaval na cidade.

No último fim de semana, a operação do SLU para limpar a cidade nos eventos de pré-carnaval envolveu 165 profissionais. Os garis realizaram a limpeza e coleta de resíduos em frente ao gramado da Funarte, onde se apresentou o bloco “Essa Boquinha Eu Já Beijei”, e, também, nas Quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul (bloco Arca de Noé) e no Centro Comercial do Cruzeiro.

Nas folias de domingo, a operação atendeu os eventos da Praça das Fontes, no Estacionamento 9 do Parque da Cidade, e nas quadras 208/408 da Asa Norte.

Foram recolhidos 1.685 sacos de rejeitos (5.055kg). Além da mão de obra dos profissionais, a operação contou com caminhões de pós-eventos de apoio, caminhões de ferramentas e ferramentas extras como pás, vassouras, carrinhos e espetos para coleta de materiais.

Início  da operação

A operação especial do SLU para o carnaval começou na madrugada de sexta-feira (7) com a ação de 35 garis, que recolheram 700 sacos de resíduos. Durante a tarde do mesmo dia, nova equipe com 35 garis coletou mais 750 sacos nas ruas, terminando a operação na noite do dia 8 com equipe de 60 profissionais e recolhimento de mais mil sacos.

Nesse dia, as equipes trabalharam após o encontro de blocos em frente à Funarte, estacionamento 4 do Parque da Cidade, Museu da República, BRB, Setor Comercial Sul e Esplanada dos Ministérios e Via S2, atrás da Catedral.

Já na manhã desse domingo (9), 40 garis recolheram o total de mil sacos, e, pela tarde, uma equipe de 40 pessoas somou mais 1.100 sacos à coleta do fim de semana. Ao todo, foram recolhidas 13,65 toneladas de resíduos gerados no primeiro final de semana de pré-carnaval na cidade.    

*Com informações do SLU