18/02/2020 às 17:01, atualizado em 18/02/2020 às 17:23

Cresce o número de matrículas na educação infantil do DF

Ingresso de estudantes em creches e pré-escola aumentou 4% em 2019

Por Direitos das crianças

O número de crianças de zero a cinco anos matriculadas em escolas de Educação Infantil do Distrito Federal cresceu 4% em 2019, em relação a 2018, segundo dados do Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ano passado, 104.814 estudantes conseguiram ingressar em creches ou escolas públicas e particulares de pré-escola, enquanto no ano anterior o número de ingressos foi de 100.531.

Se analisadas separadamente as duas categorias, creches e pré-escolas, o aumento de 4% no número de matrículas é o mesmo para cada. Em 2019 as creches receberam 1.219 matrículas a mais do que em 2018. Na pré-escola, foram 3.064 novos alunos.

[Olho texto=”“Esses números permitem observar o comprometimento do GDF com a ampliação da oferta de vagas na rede de educação básica distrital”” assinatura=”Vinicius Shuabb, gerente de Pesquisas da Codeplan” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo dados do Censo Escolar do DF, realizado pela Secretaria de Educação do DF, esse resultado positivo se deve principalmente ao aumento do número de vagas nas redes pública e privada conveniada com o GDF. Em 2019, o setor correspondeu a 62% do número total de matrículas na educação infantil e apresentou crescimento de 5% em relação a 2018.

Para enfrentar o histórico problema do déficit de vagas em creches públicas, o Governo do Distrito Federal lançou o cartão-creche, no valor de R$ 803,57, que dá direito à matrícula de crianças de até 3 anos e 11 meses em instituições conveniadas. O programa vai beneficiar 5 mil alunos de baixa renda e a expectativa do governo é zerar a fila de espera com a criação de mais 15 mil vagas.

O gerente de Pesquisas da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Vinicius Shuabb, avalia que há um avanço da política pública de inserção escolar. “Esses números permitem observar o comprometimento do GDF com a ampliação da oferta de vagas na rede de educação básica distrital, que tende a se ampliar ainda mais nos próximos anos com o lançamento de novos programas. Como o Cartão Creche, que prevê a criação de novas 20 mil vagas em creche em dois anos.”

Fundamental e médio

Ao contrário da tendência de aumento no número de matrículas na educação infantil, o ensino fundamental, do 1º ao 9º anos, apresenta uma baixa no ingresso escolar entre 2018 e 2019. No ano passado, foram contabilizadas 374.927 contra 377.622 em 2018.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A pesquisa revela que grande parte dos alunos que entram nos anos iniciais desta fase (55%) não chega aos anos finais, quando 45% do total registram matrículas. Em 2019, 73% dos alunos do Ensino Fundamental estavam matriculados em escolas públicas.

Apesar dos bons índices nas séries iniciais, o Distrito Federal segue e tendência nacional quando se trata do ensino médio. Nesta fase há uma drástica baixa no número de matrículas, ainda segundo os dados.

As escolas públicas receberam 80.623 matrículas, 73% do total, enquanto as unidades privadas receberam 25.916 alunos. O ensino médio federal contou com 3.481 matrículas em 2019, 3% do total da rede de ensino do DF.

 

Educação Básica

A educação básica, que abrange a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, contabilizou 657.869 matrículas no Distrito Federal, sendo 69% registradas em unidades de ensino distritais, 30% em privadas e 1% em federais.

A proporção de alunos do sexo feminino e masculino é equilibrada: 50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino. No recorte de etnia, o estudo mostra que 39,7% dos alunos se declaram pretos ou pardos, 25,8% brancos, 0,4% amarelos, 0,1% indígenas e 33,9% não declarados.

 

*  Com informações da Codeplan