18/02/2020 às 17:46, atualizado em 19/02/2020 às 15:05

Ecoponto oferece coleta para resíduos eletroeletrônicos na Sema

Em breve, servidores de órgãos próximos à secretaria serão convidados a fazer o descarte

Por Agência Brasília *

O Ecoponto para coleta de resíduos eletroeletrônicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) começou a funcionar nesta terça-feira (18). No coletor, poderão ser recolhidos itens como celulares, computadores e outros artigos eletroeletrônicos, cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e que provocam impactos ambientais.

Os servidores da Sema já podem fazer o descarte no ecoponto que está localizado, provisoriamente, na entrada da secretaria, mas em breve os servidores dos órgãos próximos também poderão fazer o descarte desse tipo de material. A ideia é motivar os setores da administração direta e indireta a seguir o exemplo e instalarem seus próprios ecopontos de eletroeletrônicos. A secretaria já realiza a coleta de pilhas, baterias, além da separação do lixo comum.

“A Sema é a formuladora das políticas públicas ambientais no GDF, cuja responsabilidade é fomentar a implementação da logística reversa, preservar e prevenir o meio ambiente com ações que deem o destino ambientalmente correto aos resíduos gerados”, afirmou o secretário Sarney Filho.

Entre as metas previstas no Plano Distrital de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PDGIRS). “A Sema está realizando as atividades da cadeia da logística reversa de eletroeletrônicos para a assinatura do termo de compromisso no DF. Esse instrumento vai assegurar a destinação adequada dos resíduos”, informou Subsecretária-Substituta de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Elisa Meireles.

O trabalho é realizado em parceria com a empresa Zero Impacto e Reciclagem, especializada no descarte desse tipo de material. Os resíduos eletroeletrônicos descartados no ecoponto serão recolhidos e encaminhados para um processo de triagem, onde é feita avaliação do que será descartado e o que poderá ser reaproveitado.

Os equipamentos que podem ser recondicionados são encaminhados para projetos de inclusão digital. Um sistema de rastreamento disponibilizado pela empresa permite que Sema acompanhe se o material recolhido teve o destino adequado.

Segundo estudos, cada brasileiro gera em média, 8,3 quilogramas de lixo eletroeletrônico por ano, e do total gerado no país, apenas 3% são reciclados. O resíduo eletroeletrônico deve ser reciclado de forma cuidadosa por empresas especializadas, devido ao risco de contaminação para o meio ambiente e perigo à saúde humana.

O que pode ser descartado no ecoponto de eletroeletrônicos instalado na Sema:

Computadores

Monitores

Periféricos de informática

Celulares

Carregadores

Notebooks

Liquidificador

Eletrodomésticos em geral e todo tipo de aparelho que passa corrente elétrica

Obs: Lâmpadas não podem ser descartadas.

Resíduos eletroeletrônicos consistem em equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos. Estes resíduos possuem em sua composição metais perigosos de difícil degradação, que podem ser causadores de graves problemas ambientais caso sejam descartados de modo incorreto.

* Com informações da Secretaria do Meio Ambiente