18/02/2020 às 18:36

Novacap procura parcerias para aumentar plantio de ipês

Companhia já havia intensificado o plantio de ipês no final de janeiro

Por Agência Brasília *

| Foto: Novacap / Divulgação

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) recebeu do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, uma missão estratégica: encerrar seu mandato com um milhão de ipês espalhados por todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Para bater essa meta a companhia está em busca de parcerias, começando pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em reunião com a presidente da Emater, Denise Andrade da Fonseca, na tarde desta segunda-feira (17), o diretor-presidente da Novacap, Candido Teles, solicitou apoio de técnicos e extensionistas para ampliar o número de mudas produzidas anualmente, além de inserir parte dessas espécies nas áreas rurais do DF. O ipê é considerada a árvore-símbolo de Brasília

No final de janeiro a Novacap intensificou o plantio de ipês, começando pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) – DF-085. A rodovia contará, em seus 11 quilômetros de extensão, com 2 mil dessas árvores.

| Foto: Novacap / Divulgação

Em fevereiro os projetos de arborização de ipês foram implementados no Eixo Monumental, onde está em curso o plantio de 2,5 mil mudas, concomitantemente com a Via do Jóquei Clube (EPTG com a Estrutural), que recebe 500 novas espécies.

O Departamento de Parques e Jardins pretende fechar 2020 com 150 mil novos ipês plantados, de diversas variedades. Especialmente os de cor rosa, branca, amarela e verde. Na tentativa de bater a meta definida pelo GDF, o diretor de Urbanização da Novacap pretende estender sua parceria para órgãos como a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), a Secretaria de Agricultura e o Departamento de Estradas de Rodagem.

 

* Com informações da Novacap