18/02/2020 às 15:53

Sedes investe em ações para uma folia de integração

Unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social usam a folia para abordar temas oportunos, como respeito e diversidade

Por Agência Brasília *

Shows populares com músicas diversificadas fazem parte da programação carnavalesca promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social | Foto: Marcos Soares / Sedes

Uma grande festa popular capaz de agregar cores, ritmos, tradições e muita alegria já faz do Carnaval um objeto de apreciação. Para as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), também é importante embarcar na folia apreciando temas importantes, como política, empoderamento feminino, fortalecimento de vínculos, ressignificação de valores, respeito e diversidade, entre outras formas de abordagem.

Nesta quinta-feira (20), o Centro de Convivência Gama Oeste apresenta o Bloco das Caliandras. O evento é o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do mês em unidades da secretaria. “Muito mais do que proporcionar um momento de festa para as pessoas atendidas, fazemos disso um momento para discussão de ideias e pontos de vista”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres.

Ações inclusivas

Outra ação que chama a atenção é o Carnaval Pop Taguatinga, a ser realizado no mesmo dia. Com programação música, dança e jogos voltados para a população em situação de rua, o evento ocorre no Centro Pop e exalta a junção de diversas formas de cair na folia. Ao som de rock, MPB, samba e vários outros ritmos, os frequentadores do local são convidados a um dia diferente em sua dura rotina de vida.

Em janeiro, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social da Diversidade Sexual, Étnico Racial e Religiosa (Creas da Diversidade) organizou a confecção de materiais e estandartes para a Caminhada pela Visibilidade Trans, com o bloco Carnaval da Família TRANSdicional Brasileira. O desfile ocorreu no início do mês, na W3 Sul, dentro das comemorações do Dia da Visibilidade Trans.

Os restaurantes comunitários também entraram no clima. Algumas unidades já estão completamente enfeitadas para celebrar a data. Em Itapoã, o cantor Carlos Durães fará um show com muito som sertanejo e MPB. Ele se apresenta na sexta-feira (21), durante a tradicional feijoada, que começa a ser servida a partir das 11h, ao valor de R$ 1.

* Com informações da Sedes