19/02/2020 às 21:22

Iges-DF completa um ano e viabiliza instalação do PET-CT no Base

Confraternização com colaboradores e pacientes no jardim do hospital marcou a data

Por Agência Brasília *

| Foto: Davidyson Damasceno / Iges-DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) completou um ano de atuação nesta quarta-feira (19) com a entrega, no Hospital de Base, da primeira etapa da obra do PET-CT, que contempla a conclusão das obras de engenharia da sala para onde o equipamento foi transferido. Os trabalhos foram iniciados em novembro de 2019.

O equipamento, que à época custou US$ 1 milhão, ficou durante sete anos encaixotado em um dos corredores do ambulatório do Hospital de Base. O principal motivo foi não ter sido construída uma sala adequada para sua instalação. O equipamento pesa cinco toneladas e, desmontado, estava guardado em 21 caixas que chegavam a medir até três metros de comprimento, cada uma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Quando assumimos a gestão, o governador Ibaneis Rocha disse que tínhamos um equipamento guardado na caixa e determinou que, em menos de um ano, ele fosse desencaixotado. Hoje, todo nosso esforço e suor para que isso acontecesse está derramado aqui”,  disse o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo.

Durante o discurso, Francisco Araújo agradeceu à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), responsável por aprovar, no ano passado, o Projeto de Lei nº 1/2019, que criou o Iges-DF. A nova lei instaurou um modelo de gestão que permitiu melhorar os investimentos e a gestão de todos os recursos das unidades que administram o Hospital de Base (HB), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal.

A sala que recebeu o aparelho foi lacrada e, agora, será mantida fechada e na responsabilidade da empresa fornecedora do equipamento até que a obra esteja em estado avançado de conclusão, em maio de 2020.  Após esse período, a sala será reaberta para iniciar a montagem do equipamento e, posteriormente, a realização dos testes.

[Olho texto=”“Hoje é um dia histórico. Estamos escrevendo uma nova página na saúde do Distrito Federal. É muito fácil falar que Saúde, Educação e Segurança é prioridade. O difícil é transformar isso em verdade, mas esse governo está fazendo”” assinatura=”André Clemente, secretário de Economia do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário de Relações Institucionais, Victor Paulo, lembrou que o governo local vai construir o primeiro hospital para tratamento de câncer. “O Hospital Oncológico é outra vitória do governador Ibaneis Rocha. Tínhamos um recurso perdido, vindo de governos anteriores e o governador conseguiu sustar esse processo e firmar o convênio com a Caixa Econômica”, lembrou.

“Hoje é um dia histórico. Estamos escrevendo uma nova página na saúde do Distrito Federal. É muito fácil falar que saúde, educação e segurança são prioridade. O difícil é transformar isso em verdade, mas esse governo está fazendo”, parabenizou o secretário de Economia, André Clemente.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, reconheceu o empenho e parabenizou a iniciativa. “A sensibilidade do nosso presidente para viabilizar que este equipamento esteja à disposição da população. Tenho certeza de que ele será muito bem utilizado e empregado no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes do DF”, destacou.

* Com informações do Iges-DF