22/2/20 16:45
Atualizado em 22/2/20 às 16:45

Carnaval 2020 começa com segurança garantida aos foliões

Ações integradas e otimização de serviços, com o funcionamento da Cidade da Segurança Pública, foram destaque 

Ações integradas entre as forças de segurança e órgãos auxiliares garantiram tranquilidade e segurança aos foliões na sexta-feira (21), primeiro dia de eventos do Carnaval deste ano no Distrito Federal.

Instalada no estacionamento da Torre de TV, a Cidade da Segurança Pública – onde foram centralizados todos os serviços de segurança pública – está sendo fundamental para a garantia da ordem pública durante o primeiro dia de desfiles de 31 blocos carnavalescos.

Policiais e bombeiros

Com efetivo reforçado por 1,2 mil policiais militares no primeiro dia da folia, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuou em mais de 500 abordagens. Os agentes apreenderam quatro armas brancas e seis porções de drogas diversas como maconha, como êxtase, cocaína, crack e lança-perfume.

A Polícia Civil do DF (PCDF), por sua vez, registrou 16 ocorrências: cinco por uso e porte de drogas, dois furtos de celulares, três furtos diversos, dois episódios de lesão corporal dolosa, uma ocorrência de tráfico, uma de desacato, um furto em interior de veículo e um roubo a transeunte.

Entre boletins de ocorrência registrados na PCDF e termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) da PMDF, foram computadas onze ocorrências de uso e porte de drogas na sexta-feira (22).

Com o serviço de prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou quatro atendimentos de pessoas que, com sintomas de embriaguez, foram medicadas no local e liberadas em seguida. Uma delas precisou ser transportada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.

Vistorias

A Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), realizou vistorias em instalações elétricas, condições de geradores, tendas, além da documentação exigida aos blocos aos 31 blocos que saíram às ruas na primeira noite de folia. Não houve registro de ocorrências.

Trânsito

Ainda na sexta-feira, o Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) cuidou do controle de tráfego no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson das 17h às 3h. Houve intervenções na Asa Norte e no Setor de Autarquias Norte, atrás do Comércio Local da 201 Norte, entre as 10h e as 23h, e na Asa Sul, no Setor Carnavalesco Sul, entre as10h e zero hora de sábado (22).  O órgão contou com 112 agentes de trânsito e outros 25 servidores e colaboradores voltados para ações educativas.

Não houve registros de acidentes graves, segundo informações levantadas pelos operadores do Detran junto ao Centro Integrado de Monitoramento de Brasília (Ciob).

* Com informações da SSP