22/02/2020 às 15:21, atualizado em 22/02/2020 às 15:42

Lobo-guará da PMDF encanta criançada neste Carnaval

Boneco ajudou na mobilização para o esquema de identificação dos pequenos. Não houve registro de ocorrências no Bloco Pintinho de Brasília

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Para ajudar na estratégia de identificação das crianças, a PMDF levou para a festa uma das mascotes da educação ambiental: o lobo-guará. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Ao som do lê-rê-rê de músicas baianas e de marchinhas de Carnaval, a criançada curtiu o Bloco Pintinho de Brasília, a versão infantil do Galinho da Madrugada, na manhã deste sábado (22). Foram duas horas de muita diversão e com segurança. Segundo a Polícia Militar do DF, nenhuma ocorrência foi registrada na folia, que reuniu cerca de mil pessoas no estacionamento em frente à Funarte.

Para ajudar na estratégia de identificação das crianças, a PMDF levou para a festa dos pequenos uma das mascotes da educação ambiental: o lobo-guará. O boneco roubou a cena e fez a alegria dos foliões mirins. “Ele é um policial bem fofinho. Eu adorei”, comentou Mariana Carvalho dos Santos, 7 anos.

A menina, que dançou e jogou muita espuma na interação com o boneco da PMDF, foi uma das 80 crianças identificadas pela polícia. “A proposta era essa mesmo: chamar atenção das crianças para que os pais pudessem fazer a identificação”, explicou a tenente Valadares, que coordenou a operação de distribuição das pulseirinhas de identificação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

“É um trabalho que temos feito há alguns anos e é algo extremamente importante”, pondera a policial. Ela explica que a partir das informações catalogadas pela corporação é possível uma ação mais rápida e eficiente por parte da polícia. “Nunca uma criança ficou perdida no Carnaval, apesar de muitas se perderem. Na maioria das vezes, a criança estava identificada”, comenta a tenente.

A recifense Carla Barreto foi com o marido e os dois filhos para a festa. “A gente logo correu aqui para identificar as crianças”, afirmou a mulher que emendou: “Como não pudemos curtir o Galinho do Recife, então resolvemos aproveitar o daqui, em família”. Para ela, a festa foi segura e divertida. “A presença da PMDF aqui com esse serviço deixou a gente ainda mais tranquilo para curtir mais”, sentenciou.

Mascote
A mascote faz parte do Programa de Educação Ambiental do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. O Programa atua promovendo a prevenção primária de crimes ambientais por meio da educação ambiental. “Atuamos em duas frentes: no curso de guardiões ambientais e, também, levamos o Teatro Lobo Guará para dentro das escolas públicas e particulares do DF”, explicou o subtenente Leandro José.

A peça deste ano, segundo ele, aborda a prevenção contra a dengue. “Na sexta-feira (21), estivemos na Escola Classe 53, em Taguatinga”, lembra. De acordo com ele, se alguma instituição educacional tiver interesse em levar o teatro para dentro de sua programação diária, basta entrar em contato com a comunicação da PMDF. “É só agendar que iremos até lá. O resultado é muito bom. As crianças adoram”, afirmou.