23/02/2020 às 20:38

PMDF autua mais de 200 por alcoolemia

Operação segue firme durante todo o período carnavalesco

Por Agência Brasília *

Durante ações empreendidas pelo Comando de Policiamento de Trânsito (Cptran), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), foram autuadas 247 pessoas nos dois primeiros dias de Carnaval, sexta-feira (21) e sábado (22). Três delas configuraram crime de trânsito – após o teste do bafômetro a quantidade de álcool por miligrama ultrapassou 0,34ml.

Além das ações de controle de tráfego dos grandes blocos carnavalescos no Setor Carnavalesco da Funarte, as equipes seguem atuando exclusivamente em abordagens e blitzes em pontos nas proximidades dos desfiles.

O subcomandante do Cptran, tenente-coronel Luis Marcelo, alerta sobre os perigos de assumir a direção sob efeito de álcool. “É muito importante que os foliões não dirijam após ingerir bebida alcóolica, para não provocarem acidentes, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas”, ressalta. “Escolher um amigo da vez para dirigir ou utilizar transporte público ou ainda táxis e transporte por aplicativo são as melhores opções”, orienta.

Juntamente com a Secretaria de Mobilidade (Semob), o BPTran e a PMDF definiram pontos para embarque e desembarque para táxis e transporte por aplicativos. A medida vai facilitar o acesso dos foliões. Confira, abaixo, os locais definidos.

  • Carnaval no Parque – estacionamento público ao lado do TCDF
  • Museu da República – estacionamento público entre a Biblioteca Nacional e o Touring
  • Parque da Cidade – primeira faixa de trânsito da via em frente ao Estacionamento 4 (local do evento)
  • Praça dos Prazeres – estacionamento em frente ao Banco do Brasil (CLN 201)
  • Setor Carnavalesco Sul (SCS) – via pública entre as quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul
  • Setor Carnavalesco Norte – Estacionamento do SBN à margem do Eixo L
  • Funarte
    Dias 23 e 24 (domingo e segunda-feira): via entre o Parque da Cidade e o Centro Comercial Brasil 21 e a via  entre a 5ª DP e o estacionamento do Estádio Nacional.
    Dia 25 (quarta-feira): estacionamento do Planetário, margem da via N1 e estacionamento entre a Funarte e a feira da Torre, margem da via S1.

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP)