24/02/2020 às 16:12, atualizado em 24/02/2020 às 16:22

Carnaval? GDF Presente põe 150 servidores nas ruas 

Programa de drenagem, pavimentação, terraplanagem e de tapa-buracos continuou nesta segunda, mesmo com festejos, chuva ou ponto facultativo. Várias RAs são atendidas

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Pelo menos 150 servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) formam equipes do GDF Presente nas ruas do Distrito Federal nesta segunda-feira (24) de Carnaval. Eles fazem serviços de drenagem, recuperação de pavimentação, terraplanagem e tapa-buracos em vários pontos da capital. Nem a chuva ou o ponto facultativo determinado pelo calendário oficial impedem a manutenção dos serviços prestados pelo programa. 

Este é o último dia do trabalho intensivo do GDF Presente no Park Way, com a última etapa da operação de tapa-buracos, na quadra 4. Durante uma semana, as equipes focaram nas melhorias urgentes da região, incluindo a área do Núcleo Rural Vargem Bonita. 

Foto: Lúcio Bernardo Jr;/Agência Brasília

“Nesse período, foram executados serviços de limpeza, retirada de entulhos e inservíveis, revitalização de sinalização, limpeza de pontos de ônibus e cobertura de buracos no asfalto”, conta o coordenador do Polo Central II, Rodrigo Soares. 

Ali, são mais de 40 pessoas empenhadas e dez maquinários descentralizados para atender a demanda. Em três dias, foram utilizadas 13 mil toneladas de massa asfáltica para reparar as imperfeições no asfalto. Na quinta-feira (27), o polo concentra os esforços no Núcleo Bandeirante. 

Eles são responsáveis pelos reparos de quatro regiões administrativas, com serviços permanentes realizados semana a semana em cada local. O grupo ainda atende Candangolândia, Arniqueira, Águas Claras e Vicente Pires. 

Pelas cidades
Segundo a Novacap, são 141 servidores trabalhando pela capital desde a manhã da segunda, sendo que 51 estão em ação para serviços de drenagem. Na quadra 1 de Sobradinho, equipes trabalham em uma erosão e em reconstrução de rede. Na QI 7 do Lago Norte, fazem recuperação e desobstrução de boca de lobo. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em Sobradinho dos Melos, no Itapoã, é construído um ramal e bocas de lobo. Na mesma cidade, no Del Lago, os servidores atuam na construção de redes de captações. Também é feita desobstrução na entrequadra 709/909 da Asa Sul e em todas as quadras do  Setor de Autarquias Sul (SAS). 

Outras seis equipes recuperam asfaltos e cobrem buracos em cinco regiões administrativas: Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste e Sol Nascente. Somado ao grupo que atua no Park Way, são 50 servidores deslocados apenas nessa função. 

Além disso, servidores se concentram na pavimentação da via de ligação entre o Fórum do Itapoã e DF-440, na alça de acesso ao Eixo Leste pela Galeria dos Estados. Da Vila Cauhy ao Núcleo Bandeirante, é feito recapeamento da via. No Parque de Exposições Granja do Torto, o trabalho se concentra na manutenção de pavimento. 

No Aterro Sanitário de Brasília, em Samambaia, técnicos trabalham em regime de urgência, em tempo integral. Ali, estão sendo escavadas quatro novas bacias para contenção de chorume. Ainda, o estacionamento do Hospital São Vicente de Paulo, em Taguatinga, começou a passar pela revitalização completa.