26/2/20 13:23
Atualizado em 26/2/20 às 14:03

DER-DF concluiu 70% da sinalização do Eixo Sul

Na trégua das chuvas, homens trabalham no local. Além da pintura das faixas, barreiras metálicas serão instaladas nos acessos a tesourinhas

Sempre que as chuvas dão uma trégua, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) envia equipes para completar a sinalização do Eixo Rodoviário Sul. Até agora, já foram concluídos cerca de 70% dos serviços. Ainda faltam a pintura de uma das faixas horizontais, colocação de tachões ao longo da faixa amarela – que divide a via nos dois sentidos – e a instalação de barreiras de contenção. 

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Queríamos ter concluído no Carnaval. Mas, infelizmente, choveu bastante”, afirma o superintendente de obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante. “Mesmo assim, trabalhando nos intervalos da chuva, devemos terminar o Eixo Sul até segunda”, prevê. 

Para aplicação da tinta de sinalização é necessária pista seca. “A técnica tipo hotspray é a mais adequada para esse tipo de pavimentação e, para utilizá-la, só com o tempo ajudando”, diz o gestor. Segundo ele, os trabalhadores iniciam ainda nesta quarta-feira (26) a instalação dos tachões refletivos ao longo da faixa amarela.

Há previsão ainda da instalação de dispositivos de proteção no acesso a tesourinhas de entrequadras, como às localizadas na altura das quadras 103/203; 106/206; 110/210; e 114/214. “São barreiras para impedir que os carros, em caso de acidente, possam cair lá em baixo”, explica Cavalcante.

Ele acredita que na próxima semana, os trabalhos se concentrem na parte norte do Eixo. “Fizemos o rejuvenescimento asfáltico de 14 km da rodovia, agora estamos sinalizando a parte sul e depois a norte”, detalha. Em todo o serviço, que deve perdurar até 10 de março, o governo investiu cerca de R$23 milhões.

BRT 
Cristiano Cavalcante afirma que nos próximos dias, o DER deve seguir com obras de restauração no encontro da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB) e o acesso ao Eixo Sul. “Vamos instalar uma pista de pavimento rígido de concreto na faixa exclusiva do BRT”, explica.

A obra consiste na retirada completa do pavimento asfáltico existente, seguida da construção de uma via de concreto. “Enquanto estivermos em obras, vamos descolar o trânsito dos ônibus BRT para a pista convencional”, avisa.

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