29/02/2020 às 09:00, atualizado em 29/02/2020 às 12:07

Jardim Botânico de Brasília celebra 35 anos com programação especial

Feiras de artesanato e orquídeas, palestra sobre meio ambiente, exposição e passeio de trem são alguns exemplos de atividades comemorativas, todas voltadas para o tema da educação ambiental

Por Agência Brasília *

| Foto: Rafael Castanheiras / Cerratenses

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) completa 35 anos no próximo dia 8 de março (domingo) e a celebração terá programação especial para os visitantes durante o fim de semana (dias 7 e 8). Entre as atividades programadas estão feiras de artesanato e orquídeas, palestra sobre meio ambiente, oficinas, exposição, passeio de trenzinho e outras ações voltadas para educação ambiental. Veja abaixo a programação completa (**).

O ponto alto da comemoração acontecerá no domingo (8), às 10h, no Centro de Visitantes, quando haverá o lançamento do Selo e Carimbo Comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). “Na inauguração, há 35 anos, houve o lançamento desses produtos importantes e que viraram peças exclusivas de colecionadores e estão expostas no museu dos Correios. Nossa ideia neste ano foi fazer uma releitura do Selo e do Carimbo para celebrar a data valorizando as nossas maiores riquezas, que são a fauna e a flora do Cerrado”, adiantou a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Projetos importantes serão apresentados durante a solenidade, como as obras em andamento – novo restaurante, a praça de alimentação e loja de suvenir – e parcerias fechadas com outros órgãos do GDF.

“É uma maneira de mostrar ao público as mudanças que estamos promovendo e um pouco do planejamento para este ano. Queremos tornar a experiência dos visitantes por aqui ainda melhor”, complementou a diretora-executiva.

Oficina da Natureza

No dia 7, às 10h, haverá a inauguração da Oficina da Natureza, que será um espaço para cursos e ações de Educação Ambiental. A área de 41 m² é equipada com mesa, pia e torneira e toda a estrutura necessária para proporcionar ao público uma interação ainda maior com o Cerrado por meio de cursos práticos.

Após a solenidade, a diretora Aline De Pieri vai ministrar curso gratuito de criação quadros e cartões com plantas. Os interessados vão aprender técnicas de secagem de flores e folhas para serem aplicadas em superfícies planas e que podem se tornar lindos objetos de decoração.  As vagas para a atividade serão limitadas e as inscrições serão abertas na próxima semana.

| Foto: Rafael Castanheiras / Cerratenses

No dia 8, às 10h, terá a Oficina de Horta no Centro de Visitantes para ensinar aos visitantes técnicas de construção e manutenção de plantas em residências.

Feira de Artesanato e Orquídeas

A Secretaria de Turismo é parceira do JBB no aniversário de 35 anos e foi a responsável pela organização da Feira de Artesanato. O edital de chamamento para selecionar 20 artesãos interessados em expor e vender durante o fim de semana está aberto até o dia 23 de fevereiro. Os produtos a serem comercializados deverão, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes à Brasília e ao Cerrado.

Além do artesanato, haverá exposição e venda de orquídeas que já é uma tradição no Jardim Botânico. Esta será a primeira edição do ano.

Expresso do Cerrado

Os passeios do trenzinho Expresso do Cerrado estão confirmados durante o fim de semana do aniversário. A ideia é levar os visitantes para um passeio lúdico pelos espaços do JBB.

O veículo com capacidade para 40 pessoas sai do Centro de Visitantes. A ocupação é por ordem de chegada.

| Foto: Rafael Castanheiras / Cerratenses

Programação

5/3: quinta – feira:

  • Abertura da exposição do artista visual Carlos Alvarez

7/3: sábado:

  • 9h às 17h- Feira de Orquídeas
  • 9h às 17h- Feira de Artesanato em parceria com Secretaria de Turismo
  • 10h30, 11h30, 14h e 15h- Expresso do Cerrado
  • 10h- Inauguração da Oficina da Natureza
  • 10h30- Oficina de quadros e cartões de plantas

8/3: domingo:

  • 9h às 17h- Feira de Orquídeas
  • 9h às 17h- Feira de Artesanato
  • 10h- Cerimônia do aniversário – Centro de Visitantes
  • 11h- Plantio simbólico com as mulheres para celebrar o Dia da Mulher
  • 10h- Oficina de Horta
  • 10h30, 11h30, 14h e 15h- Expresso do Cerrado

* Com informações do Jardim Botânico de Brasília

** A programação pode sofrer alterações