05/03/2020 às 13:22, atualizado em 05/03/2020 às 13:25

Secretários debatem soluções para a gestão pública no Brasil  

Anfitrião do evento e representando o DF, o secretário de Economia ressaltou a importância do pacto federativo e aprovação de reformas  

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

Pacto Federativo e planejamento a médio prazo foram alguns temas debatidos, nesta quinta-feira (5), no 113º Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) e Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento Conseplan (Conseplan). Anfitrião do evento, o responsável pela pasta de Economia do Distrito Federal, André Clemente, ressaltou a importância da aprovação das reformas no Congresso Nacional. 

“O Brasil precisa dessas medidas, assim como seus governantes nos seus mandatos para atingirmos nossos objetivos. Precisamos pensar em ações que tragam benefícios a curto, médio e longo prazo, pois a aprovação das reformas vai favorecer tanto a geração atual quanto as futuras”, destacou o secretário. 

Segundo Clemente, o fórum também é uma forma de reforçar o pacto federativo, que segundo ele, pode mudar a capacidade de desenvolvimento do país. “Precisamos investir na descentralização e desvinculação de recursos, na redução do tamanho do estado, assim como a criação de gatilhos que permitam ajustes de emergências fiscais, que possam ser adotados pelos secretários e governantes para colocar as finanças no eixo”, pontuou.  

Fórum dos Governadores 

Durante o 8ª Fórum dos Governadores, que ocorreu em fevereiro deste ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu a governadores que vai descentralizar recursos da União para fortalecer estados e municípios. Ele reforçou que o propósito do governo federal é atender os entes federativos e, em dez anos, tirar do poder da União R$ 450 bilhões. 

Para o governador do DF Ibaneis Rocha, a redução de impostos, esperada pela população, tem um caminho a ser obedecido para ser alcançada. “No futuro, com a reformulação do Estado, a votação da reforma tributária e a formulação do pacto federativo, teremos condições de reduzir não só os impostos dos combustíveis, mas de diversas outras áreas”.

Evento 

Com realização e apoio do governo local e do Banco de Brasília (BRB), o fórum dará oportunidade os gestores e técnicos de várias regiões do Brasil dialogar sobre os impactos para a gestão pública e os desafios do governo, além de desenvolver estratégias para o aperfeiçoamento da máquina pública. 

O evento continua com uma programação extensa nesta sexta-feira (6). Entre os temas que farão parte do debate das autoridades estão governança pública e gestão de ativos (patrimônios), concessões e parcerias público-privadas. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa representará o governo local.