07/03/2020 às 10:04, atualizado em 07/03/2020 às 10:06

Corte de bolo de 5 metros dá início à Festa da Goiaba

Brazlândia terá dois finais de semana de celebração à fruta mais produzida no Distrito Federal

Por Agência Brasília *

No mesmo local da Festa da Goiaba será realizada a FloraBraz, feira de flores e plantas ornamentais produzidas no Distrito Federal | Foto: Emater / Divulgação

Com o corte de um bolo de 5 metros de comprimento, começa neste sábado (7) a 5ª Festa da Goiaba, em Brazlândia. Pela primeira vez a festa ocupa dois finais de semana (veja programação abaixo).

A goiaba é a fruta mais produzida no Distrito Federal, com 9 mil toneladas colhidas em 2019. Mais de 90% da produção está concentrada em Brazlândia. O cultivo, feito em 300 hectares, envolve 90 produtores e emprega, na época da colheita, cerca de 900 pessoas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O evento está em curso na sede da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080 (km 13, Brazlândia), no mesmo local de outro evento tradicional da cidade, a Festa do Morango. Além das duas frutas, Brazlândia é um dos principais polos produtores de hortaliças do Distrito Federal.

Além da fruta in natura, estarão à venda em estandes uma diversidade de produtos feitos de goiaba, como geleias, doces, bolos e compotas. No domingo, às 14h, será anunciado o resultado do concurso de receitas organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), por meio do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer).

Na quarta-feira (4), jurados do curso de gastronomia da Universidade Católica de Brasília avaliaram os pratos preparados em que a fruta é o principal ingrediente.

Segundo a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a festa é mais uma ratificação da vocação e da importância de Brazlândia para a agricultura do Distrito Federal. “O trabalho dos agricultores gera oportunidades de ocupação no campo, renda para nossos empreendedores rurais e divisas para o Distrito Federal. A Emater se orgulha de fazer parte dessa história prestando assistência técnica de qualidade, por meio de nosso corpo de extensionistas altamente qualificados”, destacou.

Embora a festa tenha abertura oficial neste sábado, um evento técnico relacionado ao evento foi realizado nesta sexta-feira (6), voltado a produtores rurais que já cultivam a fruta ou que tenham interesse em sua produção.

Com o objetivo de apresentar mais possibilidades de plantio, aumentando as chances de elevar a produtividade e a renda, a Emater-DF realizou o Encontro Técnico sobre Novas Cultivares de Goiaba, com o especialista em fruticultura Erli Ropke, do Espírito Santo, que atua na área há 30 anos. O evento reuniu cerca de 60 produtores rurais na sede da Arcag.

Feira de flores

No mesmo local da Festa da Goiaba será realizada a FloraBraz, feira de flores e plantas ornamentais produzidas no Distrito Federal. O estímulo ao desenvolvimento da cadeia produtiva de flores e da agricultura faz parte do plano estratégico do Governo do Distrito Federal para o desenvolvimento do setor rural.

Na quadra de esportes da Arcag foram montados 24 estandes com flores e plantas ornamentais das mais diversas espécies. Também estarão à venda artesanato e materiais para jardinagem e cultivo de flores e outras plantas.

Além disso serão ministrados minicursos pelo Centrer durante a festa, que se encerra no domingo (15) da próxima semana. O evento é promovido pela Arcag em parceria com Emater-DF, Administração de Brazlândia e Secretaria de Agricultura. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

5ª Festa da Goiaba
Dias 7 (sábado), 8 (domingo), 13 (sexta), 14 (sábado) e 15 (domingo) de março
Abertura oficial: dia 7 (sábado), às 10h – corte do bolo comemorativo, com 5 metros de comprimento
Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF
Entrada franca

Concurso de Receitas com Goiaba
Premiação: domingo (8), às 14h
Local: Arcag – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF
Acesso livre

 

* Com informações da Emater