09/03/2020 às 21:32, atualizado em 10/03/2020 às 11:48

Área ambiental equivalente a 22 campos de futebol é recuperada pelo GDF

Ocupação irregular em área de preservação, na Chácara Santa Luzia, possuía 182 edificações

Por Agência Brasília *

Uma importante Área de Preservação Ambiental foi recuperada na Chácara Santa Luzia, localizada na Estrutural, pelo GDF. A área possui 230 mil m², o equivalente a 22 campos de futebol.

A operação para retirada de moradias irregulares começou na última quarta-feira e durou seis dias. A região é uma área prioritária e tem monitoramento constante por satélite e por vistorias pela Secretaria DF Legal.

O órgão retirou 182 edificações precárias em madeira e cinco mil metros de cercamento durante os dias de operação, além de ter realizado
dezenas de mudanças dos ocupantes.

Preservação – Nesta tarde (9), a Terracap cercou toda a área que deve ser reflorestada para preservar fauna e flora nativas da zona tampão – área de preservação de espécies próxima ao Parque Nacional e zona não edificável.

Moradores da região relataram ver e ouvir onças e outros animais nativos rondando a área.

A área é limítrofe com o Parque Nacional de Brasília – a mais importante unidade de conservação do DF, responsável pela manutenção do abastecimento de água no Plano Piloto e área central do DF.

Saiba mais – O local foi alvo de operações da Secretaria DF Legal em março e abril de 2019, ocasião em que a Secretaria retirou 428 edificações precárias em madeira e 220 mil metros lineares de cerca de arame e madeira. A maior expansão da área ocupada aconteceu a partir de 2014. Estima-se que a invasão exista há quase 20 anos.

* Com informações da Secretaria DF Legal