10/03/2020 às 14:05, atualizado em 10/03/2020 às 18:31

GDF Presente recupera estrada na DF-325 em Sobradinho 

Devido às chuvas intensas, erosões e lama tomaram conta da pista. A obra deve ser entregue esta semana 

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

A estrada da DF-325, localizada em Sobradinho, será recuperada pela equipe do Polo Norte do GDF Presente. A obra começou nesta terça-feira (10) e deve ser entregue esta semana. Segundo o diretor de obras da administração da cidade André Melo, devido às fortes chuvas, erosões e lama tomaram conta da pista de 3 km. 

“É uma estrada que dá acesso a uma vila. Nesse local, há crianças e jovens que estudam em escolas da região e, por isso, ônibus escolares transitam muito por aqui, além de carros de passeio, motos, bicicletas, caminhões e os próprios moradores”, comenta. 

Esse é o caso da camareira Lucilene Teixeira, 47 anos. Ela passa pela pista todos os dias para ir ao trabalho no Grande Colorado e reclama que muitas vezes acaba se sujando por causa da lama.

“Às vezes consigo carona de carro. É muito importante arrumar essa estrada porque nós que moramos aqui e passamos por ela diariamente precisamos de conforto e segurança”, reforça. 

José Araújo, 60 anos, também frequenta a região para correr e elogia a ação do governo local. “Eu dirijo muito em estrada de terra e é difícil quando há muita erosão e lama. Com certeza é necessário arrumar a pista para melhorar a nosso trânsito aqui”, disse o aposentado. 

Processo 

A obra é de responsabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). São cerca de sete profissionais trabalhando com cinco caminhões de material, uma retroescavadeira e uma patrol. De acordo com André Melo, diretor de obras da Administração Regional de Sobradinho, a primeira etapa é tratar as erosões. 

“Colocamos um material mais pesado, como meio fio ou materiais mais grossos, para tapar o fundo da erosão. Dessa forma quando chover a água não vai levar com facilidade. Em seguida, jogamos cascalho na parte de cima, onde as pessoas e veículos vão transitar. Por último, colocamos um cascalho mais fino pela estrada”, explica. 

Polo Leste 

Em São Sebastião, as estradas do Núcleo Rural Capão Comprido também estão passando por reparos. Os trabalhos começaram nesse sábado (7) e devem acabar nesta quarta (11). A obra conta com o apoio da Novacap e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O coordenador do Polo Leste do programa GDF Presente, Júnior Carvalho, ressalta que três máquinas são utilizadas no processo que envolve cerca de 25 técnicos. 

“É um local que atende tanto a comunidade quanto ônibus escolares. O governo está sempre presente, mas as condições climáticas atrapalham um pouco. Vamos arrumar a pista da Colônia Agrícola Aguilhada, na BR-251, por exemplo, mas é preciso esperar ao menos três dias de sol para conseguirmos”, explica.